fbpx

Quando se fala em indicadores de segurança da informação é comum que alguns gestores de TI fiquem de cabelo em pé, afinal, são muitas informações e nem sempre sabemos o que é mais importante na hora de acompanhar. Com o aumento na importância da TI dentro das organizações, os gestores veem a necessidade de se investir mais e melhor em segurança para preservar seus dados e evitar problemas.

Contudo, na hora de gerir toda a infraestrutura, os problemas começam a aparecer, afinal, o que é mais interessante de acompanhar? Neste post, vamos fazer um resumo rápido e simples. Boa leitura!

Como escolher os melhores indicadores de segurança da informação?

Os chamados indicadores, também conhecidos como KPIs, são ferramentas para a gestão da performance e o nível de desempenho de determinadas atividades, sendo aplicados em várias áreas. Permite um acompanhamento sistemático dos resultados apresentados por uma determinada atividade e subsidia a tomada de decisão do gestor, que pode basear-se em números tangíveis. Podemos dizer que não se pode gerenciar aquilo que não se mede.

Dentro da segurança da informação temos vários indicadores interessantes para serem acompanhados, não apenas logs de firewall ou número de incidentes verificados, mas uma gama de possibilidades que podem auxiliar o gestor a entender quais pontos demandam mais atenção. Os dados coletados em cada um dos processos, atividades de suporte e sistemas passam por ferramentas de otimização e decisão, permitindo uma visão ampliada da situação da segurança e mitigando riscos.

Algumas das métricas mais interessantes a serem acompanhadas dentro de uma empresa referente à segurança da informação são:

  • identificação de vulnerabilidades;
  • tempo médio de resposta a incidentes;
  • número de atividades suspeitas;
  • impacto nos dados;
  • tentativas de acesso sem autorização.

É claro que esses são apenas alguns exemplos de métricas utilizadas na segurança da informação. A melhor escolha de KPIs para a sua empresa passa por entendimento geral de suas demandas.

Como realizar um monitoramento efetivo dos KPIs?

Agora que você já sabe como escolher os melhores KPIs em segurança da informação para a sua empresa, chegamos na questão do acompanhamento dessas métricas. Dentro da segurança da informação contamos com várias ferramentas automatizadas e podemos integrar todas elas com um sistema de gestão que permita reunir todos esses dados em um só lugar.

Dessa forma, você pode agendar relatórios em determinados períodos para analisar como estão os seus indicadores. Também é possível criar alertas, que indiquem quando algumas das métricas se comportarem de forma estranha, garantindo uma pronta resposta.

Como buscar uma consultoria especializada no assunto?

Por fim, temos uma última dica tão importante quanto as demais. Escolha uma empresa de consultoria especializada em segurança da informação. Esses tipos de organizações contam com os melhores profissionais em seu quadro de colaboradores e têm grande know how por já terem participado de inúmeros projetos.

Uma boa consultoria pode indicar todos os riscos aos quais sua empresa está exposta, indicar os melhores KPIs a serem acompanhados e auxiliar em seu monitoramento. Um bom controle dos indicadores de segurança da informação pode ser a diferença entre proteger os dados de sua empresa ou sofrer com vazamentos e roubos, levando ao prejuízo.

Fique por dentro desse e outros assuntos sobre segurança e TI assinando agora mesmo nossa newsletter!