fbpx

A proteção de dados e a ocorrência de atos de terrorismo cibernético estão intimamente associados com a utilização de dispositivos móveis, uso descontrolado de mídias sociais, processamento de dados na nuvem e ação irresponsável de colaboradores. Inclusive, caso não tenham sido treinados corretamente em questões de segurança da informação, eles podem ser um alvo fácil.

Por isso, é importante implementar uma política de segurança da informação nas empresas, tendo em vista o estabelecimento de parâmetros que permitam a padronização dos procedimentos e boas práticas internas. Afinal, reduzir o risco de perdas financeiras ou de imagem resultantes da perda de segurança de dados eleva o nível de confiabilidade, resultando em um ambiente mais seguro.

Pensando nisso, abordaremos a seguir como implementar a conscientização para a segurança da informação nas empresas. Confira!

Eduque, treine e conscientize

Todos os recursos organizacionais permanecem inalterados se a organização adotar uma abordagem responsável à proteção de dados e pensar de maneira voltada para o futuro. É muito mais provável que os consumidores transmitam seus dados se souberem que não cairão nas mãos erradas.

A Internet pode ser um lugar seguro se muitas entidades disseminarem boas práticas e investirem na implementação de procedimentos permanentes e compatíveis no caso de um ataque a dados processados, rede e empresa.

Para isso, é necessário treinar todos os colaboradores sobre a cibersegurança e conscientizá-los para que ações em consonância às políticas de segurança da informação sejam realizadas. Também é preciso rever as regras periódicas de proteção adaptadas à realidade da organização e às mudanças no mercado.

Logo, é preciso compreender as diferenças entre cada termo referente a consolidar o entendimento da equipe. Veja!

Educação

A educação se refere às competências associadas ao conhecimento. Ou seja, entendimento e capacidade de aplicação de fundamentos teóricos em diversas funções de maneira adequada. Essencialmente, princípios, conceitos e questões pertinentes à segurança da informação nas empresas são abordados de modo multidisciplinar.

Isso permite que a compreensão do conteúdo vá além dos aspectos tecnológicos, mas também sociais. Os indivíduos dentro do nível de educação são os profissionais e especialistas que, normalmente, têm alto grau de estudo como especialização, graduação e pós-graduação. Isso significa que há uma gama de conhecimentos que promovem a capacidade de lidar com diversas situações.

Treinamento

O treinamento abrange o desenvolvimento de competências fundamentais para executar determinada função ou atividade. Se tratando de segurança da informação nas empresas, profissionais de diversos setores precisam lidar com certas categorias de informação que exigem um determinado nível de conhecimento e competência, como nas seguintes áreas:

  • auditoria;
  • jurídico;
  • finanças;
  • desenvolvimento;
  • projeto.

A base para o alcance dos objetivos setoriais mais específicos é construída por meio da conscientização. Isso porque a geração de incidentes de segurança da informação são provenientes da ausência de um conhecimento preparatório sobre práticas de proteção a incidentes gerados por vírus, engenharia social, hackers etc.

Conscientização

A conscientização envolve o processo de trazer um estado constante de reconhecimento de ameaças e modos de evitá-las. Para a segurança da informação dentro das empresas, é fundamental ter colaboradores conscientizados dos riscos que estão expostos, tais como vazamento de informação, procedimentos de neutralização de incidentes e prevenção de ameaças. Ou seja, a conscientização é o primeiro passo para a segurança.

Os usuários do sistema de TI devem ser alertados regularmente para aumentar a conscientização geral sobre a segurança e moldar os hábitos. Deve haver um entendimento da política de segurança da informação, dos problemas de segurança, da necessidade de proteção e das tarefas e responsabilidades da equipe a esse respeito.

Engaje a equipe

Após a política de segurança da informação formulada, com as normas e procedimentos de segurança, e contramedidas de proteção, é o momento de implementar o treinamento para todos os colaboradores, incluindo os executivos da organização, para garantir a conformidade. É preciso viabilizar que os colaboradores ajam de acordo com os padrões estabelecidos.

Portanto, é necessário ter um mecanismo para engajar todos os envolvidos. Por exemplo, com um formulário de consentimento referente a deveres relacionados à política de segurança da informação, definindo as consequências em caso de descumprimento dos procedimentos por parte do colaborador.

Impactos do processo de conscientização

O ambiente em torno da segurança das informações está mudando todos os dias — incluindo a evolução de ataques externos — e são necessárias contramedidas que atendam às necessidades, evolução das políticas de segurança e mudanças periódicas.

Por meio da segurança da informação nas empresas é possível aumentar a conscientização das partes relacionadas e evitar riscos. Além de garantir que o responsável pela segurança ouça as opiniões no local de trabalho, a fim de criar um ambiente melhor e fortalecer a política de segurança.

Confira os principais impactos do processo de conscientização logo abaixo.

Aumento da produtividade

Com uma equipe consciente dos riscos que estão expostos, a probabilidade da ocorrência de incidentes que paralisem processos diminui drasticamente. Bem como a capacidade de agir para neutralizar qualquer anomalia que possa ganhar maiores proporções. Isso viabiliza que a produtividade nas atividades sejam executadas com maior cuidado e sem interrupções.

Redução de perdas

As perdas de dados e informações pode causar prejuízos tanto financeiros, quanto a reputação da empresa no mercado. Devido a isso, um sistema de conscientização traz a vantagem de dar um panorama e indicar as melhores medidas e ferramentas para proteger os ativos. Essa prática permite que os custos com restabelecimento de sistemas e, até mesmo, a troca de equipamentos seja reduzido.

Maior confiabilidade

O grau de confiança no que está sendo executado influencia em toda a cadeia de produção. A equipe consegue lidar com as situações de forma eficiente e eficaz, assim como os clientes se sentem mais seguros em colocar seus dados em formulário e transações, por exemplo. Afinal, a disponibilidade e integridade dos dados são primordiais para um bom relacionamento com o público e para continuidade dos negócios.

Portanto, a não implementação dessas medidas pode dificultar a segurança da informação dentro das empresas. Gerando prejuízos, inconsistência pela ausência de alinhamento estratégico para a proteção de dados e falta de padronização de medidas de detecção e resposta a incidentes cibernéticos. Por isso, não deixe de aplicar um programa de conscientização periódico.

Gostou deste artigo? Agora que você sabe a importância de implementar a conscientização da segurança da informação nas empresas, acesse o nosso site e confira todos os nossos serviços. Até mais!