Código de Conduta e Ética
Código de Conduta e Ética
Neste Código reunimos os princípios fundamentais que devem direcionar e pautar nossas ações e nossas relações profissionais, de forma a preservar a imagem e confiança de nossa Organização para o público em geral.
Conceitos
a) Ética
Ética é conceituada como um conjunto de princípios e valores da Strong Security Brasil que serve de referência e deve orientar a conduta de todos os seus os administradores, colaboradores, parceiros e fornecedores de bens e serviços.
b) Conduta
Conduta corresponde a todo e qualquer ato, ação, omissão, decisão, atitude ou comportamento, e que deve ser sempre pautada pelos padrões éticos.
Apresentação
Os princípios que orientam a Strong Security Brasil, em sua forma de atuação são a observância e o cumprimento de normas e regras que afetam sua atividade, padrões de comportamento alinhados aos valores da Organização e ligados à estratégia do negócio. Estes princípios representam o compromisso da Strong security Brasil e a maneira pela qual devemos agir com nossos clientes, parceiros, fornecedores, acionistas, órgãos governamentais e reguladores, incluindo os conselhos federal e regionais de engenharia, imprensa e demais públicos.
Objetivo
A Finalidade deste Código de Conduta Ética é servir como guia prático de conduta pessoal e profissional, a ser utilizado por todos os administradores, colaboradores, parceiros e fornecedores de bens e serviços da Strong Security Brasil em suas interações e decisões diárias mediante a aplicação da nossa missão, e valores e princípios gerais:
Missão
Missão: Segurança da Informação na medida certa – Fornecer com excelência soluções de Segurança da Informação, produtos e serviços, para empresas de todos os tamanhos com valores condizentes ao tamanho das necessidades.
Valores
Disponibilidade, competência, agilidade, parceria e preços justos.
Princípios Gerais
As ações da Strong Security Brasil devem ser pautadas pelos seguintes princípios gerais:
- Respeito e valorização do ser humano e seus direitos fundamentais;
- Adoção de práticas efetivas de desenvolvimento sustentável;
- Atuação íntegra, ética e transparente;
- Compromisso com a excelência junto aos beneficiários, clientes e rede credenciada.
A Strong Security Brasil não tolera qualquer ato delituoso ou contrário às leis e normativos vigentes, incluindo a Lei Federal no 12.846/2013. Desta forma, a Organização proíbe pagamentos ou recebimentos ilícitos (em dinheiro ou outro tipo de valor), inclusive propinas, direta ou indiretamente, relacionados com atos de corrupção ou oferecimento de suborno ou facilitações. Adicionalmente, a Empresa repudia o tráfico de influência, as ações que visam a dificultar fiscalizações ou investigações de órgãos governamentais e reguladores, a sonegação fiscal, a fraude, inclusive em procedimento licitatório público, o superfaturamento de contratos, entre outros atos.
Conflito de Interesses
Devemos evitar situações em que nossas ações e decisões pessoais sejam influenciadas pelo interesse pessoal e conflitem ou possam conflitar com os interesses da Strong Security Brasil ou de seus clientes, parceiros, fornecedores e acionistas, ou possam gerar danos à imagem e reputação.
Os conflitos podem ocorrer quando investimentos, atividades ou interesses políticos, sociais, financeiros e pessoais seus, de um membro da sua família ou de seu relacionamento próximo, afetam ou possam afetar suas decisões, ou nos casos em que sua objetividade puder ser questionada em razão desses interesses ou atividades, incluindo por exemplo:
- Participar de decisões sobre a realização de negócios com empresas ou instituições em que você ou membro de sua família tenha interesse ou que possam gerar benefícios pessoais para você. Caso esteja nessa situação, você deverá obter prévia aprovação do Comitê de Apuração e Ética;
- Realizar ou aprovar transações com partes relacionadas que não estejam em condições similares a aquelas que poderiam ser obtidas com terceiros alheios à Strong Security Brasil. Para fins desta disposição, entende-se como parte relacionada qualquer administrador da Strong Security Brasil, colaborador ou acionista que detenha, direta ou indiretamente, mais de 5% do capital social da Strong Security Brasil.
- Facilitar a realização de negócios com a Strong Security Brasil por meio de amizade e laços familiares, para receber doações, presentes ou obter favores;
- Usar indevidamente o nome da Strong Security Brasil;
- Utilizar informações confidenciais para favorecer investimentos pessoais;
- Repassar informações confidenciais ou estratégicas sem autorização.
Dúvidas sobre situações que poderiam trazer conflito de interesses devem ser sanadas com o Comitê de Apuração e Ética.
Relações Afetivas, de Parentesco e Amizade entre Administradores e Colaboradores da Strong Security Brasil e Empresas Concorrentes, Clientes, Parceiros, Fornecedores e Acionistas
A contratação de parentes e amigos de administradores e colaboradores da Strong Security Brasil, de empresas concorrentes, clientes, parceiros, fornecedores e acionistas, com os quais haja potencial ou real conflito de interesses, e as relações afetivas entre colaboradores da Organização, devem ser submetidas à avaliação formal do superior imediato. Entretanto, visando assegurar tratamento equânime para tais casos, o gestor deverá submeter sua avaliação ao Comitê de Apuração e Ética, para apreciação.
É proibida a relação de subordinação entre parentes e entre colaboradores com relação afetiva.
Brindes, Presentes, Cortesias, Benefícios, Vantagens e Favores
Os administradores e colaboradores não estão autorizados a oferecer e aceitar presentes, cortesias, benefícios, vantagens ou favores que possam representar relacionamento impróprio ou trazer prejuízo financeiro ou moral para a Organização. Entende-se por relacionamento impróprio todo aquele conflitante com os preceitos deste Código. Em situações excepcionais, ditadas em razão de protocolo, cortesia ou outra circunstância especial, poderão ser oferecidos e aceitos brindes, presentes, cortesias ou benefícios promocionais / institucionais até o valor unitário de R$ 400,00. O Comitê de Apuração e Ética analisará as situações excepcionais.
É proibido aos administradores e colaboradores o recebimento vantagens e/ou favores pessoais, que se justifiquem por seus cargos e funções na Strong Security Brasil, assim como auferir ou conceder qualquer forma de reciprocidade, ganhos ou vantagens pessoais junto a instituições financeiras, corretores, rede credenciada, fornecedores, beneficiários ou clientes em geral, incluindo o recebimento de comissões e abatimentos, no contexto do relacionamento profissional existente.
Atividades fora da Strong Security Brasil
Os administradores e colaboradores não devem exercer atividades externas (remunerada ou não) que possam conflitar ou aparentar conflitar com os interesses da Strong Security Brasil; possam ocasionar, mesmo que em tese, impacto negativo sobre os interesses da Organização; e tampouco interferir em sua capacidade de cumprir suas responsabilidades com a Strong Security Brasil. Na dúvida, submeter a situação ao superior imediato e este ao Comitê de Apuração e Ética, para análise.
É proibida a comercialização de produtos não permitidos pelo da Strong Security Brasil dentro de suas instalações.
Atividades Políticas
A Strong Security Brasil não tem restrições a que os administradores e colaboradores exerçam seus direitos político-partidários, sem prejuízos a suas atividades profissionais.
Qualquer participação em atividade político-partidária é feita em caráter pessoal, e não como representante da Organização.
A Strong Security Brasil não autoriza utilizar suas instalações ou canais de comunicação corporativa para divulgação de propaganda política e promoção de relações políticas que venham a favorecer candidatos a cargos públicos.
Contratação de agente público ou ex-agente público
A contratação de agente público ou ex-agente público deve ser avaliada pela área de Compliance para evitar conflito de interesses, desrespeito ao prazo legal de quarentena e a contratação de pessoas com restrições legais. Fica vedada a contratação de agente público subordinado ao regime de dedicação exclusiva junto ao órgão público ou para atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função pública e com o horário de trabalho, ou, ainda, para atividades potencialmente causadoras de conflito de interesses.
Relações Internas e no Ambiente de Trabalho
Todos os administradores, colaboradores e fornecedores do Strong Security Brasil devem estabelecer no ambiente de trabalho da Organização relacionamentos de cortesia e respeito, nos seguintes termos:
- Comportamento honesto, transparente e cordial;
- Não são aceitáveis práticas de discriminação em relação à cor, raça, credo religioso, orientação sexual, idade, origem, condição física, classe social ou opinião política;
- Exercendo funções que possibilitem o repasse de despesas para a Organização e/ou para clientes, efetue apenas e tão somente os gastos efetivamente necessários aos fins propostos, não utilizando tais recursos para despesas pessoais;
- No desenvolvimento de suas funções, aja de forma consciente, respeitando as leis, normativos, políticas e procedimentos, inclusive aqueles ligados a aspectos socio ambientais, de saúde pública e governança corporativa, bem como compromissos assumidos pela Organização no tocante ao desenvolvimento sustentável.
Cumprimos com os requisitos e normas técnicas de segurança do trabalho, oferecendo um ambiente de trabalho seguro e saudável. Cabe aos colaboradores zelar pela conservação e correto uso das instalações e equipamentos, devendo utilizá-los de forma segura e orientada às atividades da Organização.
Devemos respeitar as regras para uso da internet, uso do e-mail corporativo e outros canais de comunicação com os clientes e demais públicos que trabalham com as marcas da Strong Security Brasil, respeitando as proibições quanto a conteúdo ilegal, obsceno ou imoral, propagandas, mensagens político-partidárias, informações discriminatórias e privilegiadas.
Liderança Responsável
Exercendo funções de liderança, a Strong Security Brasil espera de seus administradores e colaboradores que, baseados na ética, sejam responsáveis pelo desenvolvimento de seus liderados e que o exemplo de conduta íntegra seja influência na motivação das suas equipes. Espera-se que o líder:
- Desenvolva suas atividades de forma a tornar-se um exemplo para aqueles que integram sua equipe;
- Tenha lisura em todas as suas condutas, não utilizando a sua posição para impor de forma irregular o seu poder ou práticas de abuso de autoridade, tais como: prestação de serviços pessoais, assédio sexual ou moral;
- Valorize e reconheça os méritos de cada um dos profissionais que integram seu grupo de trabalho, possibilitando igualdade de acesso às oportunidades de crescimento profissional, bem como se empenhe em possibilitar o desenvolvimento dos potenciais existentes.
Relações com Clientes, Parceiros e Fornecedores
a) Clientes
Temos a convicção de que os clientes / beneficiários são nossa própria razão de existir e, como consequência, todos os compromissos por nós assumidos perante eles devem ser integralmente respeitados. Ademais, devemos assegurar-nos de que todas as informações por nós divulgadas quanto aos serviços e produtos que oferecemos primem pela clareza e exatidão e estejam em conformidade com a legislação e regulamentação aplicáveis.
Devemos dar amplo conhecimento aos clientes / beneficiários das condições e regras que regem os produtos e serviços oferecidos, bem como dos riscos implícitos, respeitando sempre as leis, normas, políticas e procedimentos.
Devemos oferecer produtos e assumir compromissos que possam ser cumpridos pela Strong Security Brasil Grupo e que estejam alinhados com as necessidades dos clientes e com este Código de Conduta Ética.
b) Parceiros e Fornecedores
Devemos estabelecer relações de negócios com parceiros e fornecedores, desde que operem com padrões éticos compatíveis aos nossos, mediante rigoroso processo de seleção, além de fornecer amplo conhecimento deste Código.
A Strong Security Brasil é manifestamente contra o trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo e não aceita essa prática em sua rede credenciada, parceiros e demais fornecedores.
Não toleramos qualquer tipo de favorecimento ilegal ou indevido na contratação de fornecedores e prestadores de serviços, sendo obrigatória a aderência e respeito a este Código de Conduta Ética e às normas de combate à corrupção e demais atos ilícitos, incluindo a Política de Combate à Corrupção e Demais Atos Ilícitos.
Relações com Políticos, Partidos Políticos, Governos, Órgãos Governamentais, Reguladores e Demais Agentes Públicos.
As relações da Strong Security Brasil com políticos, partidos políticos, governos, órgãos governamentais, reguladores e demais agentes públicos devem ser baseadas na transparência, de acordo com a Lei Anticorrupção (12.846/13) e demais leis vigentes, na ética e na Política de Combate à Corrupção e Demais Atos Ilícitos, assegurando relacionamentos íntegros, sustentáveis e duradouros.
Devemos coibir qualquer concessão de vantagem ou privilégio a agentes públicos, bem como proibir qualquer ato atentatório ao patrimônio público ou contra os princípios da administração pública, aplicando-se, em caso de prática de ato lesivo, os mecanismos e procedimentos internos previstos neste Código, no âmbito da Organização, sem prejuízo das sanções administrativas e/ou judiciais cabíveis, nos termos da lei.
Conforme estabelecido pela Lei no 13.165/2015, que alterou a Lei das Eleições (Lei no 9.504/1997), o Strong Security Brasil não faz ou fará contribuições financeiras ou doações para partidos políticos ou candidatos a cargos nos Poderes Executivo e Legislativo.
Relações com a Imprensa
É dever de todos os administradores e colaboradores zelar pela imagem institucional, reputação organizacional, marcas e produtos da Strong Security Brasil, sendo que todo contato com qualquer órgão de imprensa deverá ser previamente aprovado pela diretoria da Organização. Nossos representantes, quando orientados e autorizados a se manifestar em nome da Organização, devem expressar sempre o ponto de vista institucional.
Confidencialidade e Segurança da Informação
A segurança da informação é importante para a credibilidade e sustentabilidade nos negócios, devemos garantir a segurança e guarda dessas informações e também medidas de proteção contra-ataques, invasões e vazamento de informações.
Quaisquer documentos e dados não públicos, principalmente aqueles sobre nossos clientes e beneficiários, além de informações estratégicas, são confidenciais e de propriedade da Organização. São igualmente confidenciais e de propriedade da Strong Security Brasil todos os documentos e informações referentes às especificações de produtos, processos, softwares e hardwares desenvolvidos ou em uso, mesmo que o administrador ou colaborador tenha participado de seu desenvolvimento.