fbpx

Dizer que a tecnologia se move a passos rápidos não chega a ser uma novidade. No entanto, é preciso lembrar que as ameaças à segurança digital andam na mesma velocidade. Assim, os profissionais que sabem gerenciar incidentes e responder a eles de forma adequada são muito valorizados no mercado.

A certificação ECIH é uma ótima forma de conhecer as melhores práticas nessa área e demonstrar que você detém esse conhecimento. Ela apresenta uma série de benefícios tanto para o indivíduo quanto para as empresas que contam com esses profissionais em suas equipes.

Neste artigo vamos falar um pouco da importância das certificações para os profissionais de TI, explicar o que é a Certificação de Incident Handler, qual é seu objetivo e para quem ela é recomendada. Acompanhe!

Qual é a importância das certificações no mercado de TI?

O mercado de TI é extremamente vasto e evolui a uma velocidade impressionante. Assim, novas habilidades são requeridas o tempo todo.

O levantamento “Panorama do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação em 2019”, elaborado pela Assespro PR (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), mostra que a taxa de crescimento de emprego na área de TI foi de 26% entre 2007 e 2017, acima da alta geral do emprego na economia.

Com essa informação, muitos profissionais pensam que é fácil encontrar uma colocação no mercado de trabalho nessa área. O problema é que existe um descasamento, uma vez que as vagas exigem profissionais mais qualificados, em constante aprendizado.

As certificações são uma das melhores maneiras de conquistar e comprovar essa qualificação. Elas permitem absorver conhecimentos práticos e conceitos mais aprofundados, por isso são muito valorizadas pelas empresas. Assim, investir em certificações é uma forma de se destacar no mercado.

O que é a Certificação ECIH e qual é o seu objetivo?

ECIH é a sigla para o nome da certificação em inglês: EC-Council Certified Incident Handler. “Incident handler”, em uma tradução livre, seria algo como “aquele que cuida dos incidentes”. É uma expressão usada para descrever as atividades de uma organização para identificar, analisar e corrigir ameaças, evitando que elas voltem a ocorrer.

Em empresas estruturadas, esses casos normalmente são tratados por uma equipe de resposta a incidentes (IRT) ou por uma equipe de gerenciamento de incidentes (IMT). Essas equipes são formadas antes do evento ou durante sua ocorrência, sendo colocadas no controle da organização enquanto se lida com a situação.

A Certificação ECIH foi elaborada para prover habilidades fundamentais para lidar e responder a incidentes de segurança em um sistema de informação.

Um profissional certificado ECIH consegue lidar com vários tipos de incidentes, metodologias de avaliação e gestão de risco, e diversas leis e políticas relacionadas ao seu gerenciamento. Assim, é capaz de criar políticas de gestão e respostas a ataques cibernéticos, além de gerenciar diversos tipos de incidentes de segurança, como os de rede, códigos maliciosos e outras ameaças.

Por que a certificação é necessária?

De acordo com levantamento do EC-Council Certified Incident Handler, 76% das empresas não têm um plano de respostas a incidentes. Isso faz com que levem, em média, 214 dias para identificar um ataque malicioso e 77 dias para conter e se recuperar de um ataque.

Profissionais que queiram seguir carreira na área de gerenciamento e resposta a incidentes precisam obter um treinamento que forneça não apenas conceitos, mas que lhes permita experimentar cenários reais.

O programa ECIH inclui aprendizado prático por meio de laboratórios dentro do programa de treinamento. Vale ressaltar, porém, que a verdadeira aplicabilidade depois de obter a certificação só pode ser atestada quando a essência do currículo está alinhada aos parâmetros de resposta a incidentes do governo e da indústria.

O ECIH é um programa que usa uma abordagem holística para cobrir vastos conceitos em relação ao gerenciamento e à resposta a incidentes, começando por preparar e planejar o gerenciamento do incidente até o processo de recuperação de ativos organizacionais após sua ocorrência.

Em resumo, o profissional certificado ECIH é capaz de lidar e responder a diferentes tipos de incidentes de cibersegurança e tem conhecimento para elaborar políticas de segurança e garantir a manutenção dos serviços com a qualidade acordada — tudo isso aumenta a sua visibilidade no mercado, bem como sua empregabilidade.

Para a empresa, ter esses profissionais no quadro de funcionários permite que ela consiga identificar, conter e se recuperar de um ataque mais rapidamente e da forma correta, além de reduzir perdas e outros impactos negativos nos negócios.

Para quais profissionais a certificação é indicada?

O programa é destinado a profissionais do nível especialista e gera benefícios a trabalhadores de diversas áreas de TI, como:

  • gerentes de risco;

  • administradores de avaliação de risco;

  • testadores de segurança;

  • investigadores forenses de cibersegurança;

  • auditores de vulnerabilidade;

  • administradores de sistema;

  • engenheiros de sistemas;

  • administradores de firewall;

  • gerentes de redes;

  • gerentes de TI;

  • profissionais de TI;

  • qualquer profissional interessado em gerenciar e responder a incidentes.

O curso intensivo tem duração de 3 dias — ou 24 horas — e uma prova com 100 questões e duração de 3 horas. As questões são de múltipla escolha e, para obter a certificação, é preciso ter um nível de acerto de pelo menos 70%.

Quais são os pré-requisitos para fazer o curso?

Para tirar a certificação, o candidato deve ter pelo menos 18 anos. Menores de 18 anos não são elegíveis, a não ser que apresentem consentimento por escrito de um dos pais ou tutores legais e uma carta de recomendação de sua instituição de ensino.

As certificações no mercado de TI são uma via importante de diferenciação para o profissional da área e uma forma de obter a qualificação que o mercado exige.

A Certificação ECIH fornece habilidades para detectar, gerenciar e responder a incidentes ligados a todas as áreas do mundo digital, provendo à empresa uma resposta rápida a ataques, reduzindo danos e promovendo uma recuperação mais rápida.

Conseguiu entender um pouco mais sobre a Certificação ECIH? Tem interesse no assunto e quer saber mais? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!