fbpx

A proteção de dados é cada vez mais fundamental para as organizações, pois estamos falando de um dos ativos mais importantes de qualquer negócio. Por isso, todos os cuidados necessários precisam ser tomados, com o objetivo de garantir que a segurança das informações seja aplicada de forma impecável pela sua organização, independentemente da área de atuação.

A ISO 27001 é uma das principais normas desse setor. Sua aplicação pode gerar uma série de benefícios para a empresa, por isso é fundamental conhecê-la, de forma a compreender sua importância para o atual momento da gestão de informação.

Continue a leitura deste artigo, saiba tudo sobre a ISO 27001 e tire suas dúvidas sobre a questão!

A ISO 27001 e sua importância

A certificação ISO 27001 é uma norma de vigência internacional, cujo objetivo é determinar as diretrizes necessárias para uma gestão de segurança da informação nas organizações, sejam elas especializadas nesse tipo de serviço, sejam aquelas que tenham um setor interno dedicado à proteção dos dados. Sua última versão foi publicada em 2013.

Ela é passível de ser aplicada em qualquer tipo de organização: com ou sem fins lucrativos, privada ou pública, de qualquer porte. Sua elaboração é realizada pelos mais importantes especialistas na área no mundo, de forma a determinar as principais diretrizes para a obtenção da certificação ISO 27001 — que ocorre por meio da avaliação realizada por um órgão certificador independente, previamente autorizado pela ISO.

Seu objetivo principal é proteger a integridade dos dados, bem como a confidencialidade e a disponibilidade deles dentro do ambiente organizacional. Isso é feito por meio de uma análise de potenciais problemas (avaliações de risco) e ações que possam prevenir ou minimizar esses problemas (mitigação e tratamento de risco).

Assim, seu fundamento é realizar uma gestão de riscos, de forma a diagnosticá-los e minimizá-los no ambiente interno. Isso é feito por meio de políticas, procedimentos e implementações técnicas preestabelecidas pela norma.

Para que seja implementada, é preciso seguir 16 etapas:

  1. ter apoio da direção da empresa;

  2. utilizar metodologia de gerenciamento de projeto;

  3. definir previamente um escopo do Sistema de Gestão de Gestão de Segurança da Informação (SGSI);

  4. determinar como será a política de segurança da informação de alto nível da sua organização;

  5. especificar uma metodologia para a realização de análise de riscos;

  6. realizar a avaliação de riscos como definido previamente;

  7. elaborar uma Declaração de Aplicabilidade;

  8. definir um Plano de Tratamento de Riscos;

  9. definir métricas para a verificação de eficácia do definido pelo SGSI;

  10. implementar os controles e procedimentos definidos previamente;

  11. estabelecer um cronograma de treinamentos e conscientização dos seus colaboradores;

  12. garantir que todas as operações do seu SGSI sejam seguidas;

  13. realizar o monitoramento do seu SGSI;

  14. realizar auditoria interna constante;

  15. realizar uma análise crítica de suas ações— responsabilidade da direção;

  16. realizar ações corretivas.

ISO 27001 LEAD IMPLEMENTER

A ISO 27001 LEAD IMPLEMENTER é a certificação que autoriza o colaborador a auxiliar nos processos de implementação dos parâmetros estabelecidos pela norma, dominando as melhores práticas para o gerenciamento de projetos — inclui-se, também, algumas questões trazidas pela ISO 10006 — e dialoga com outras normas importantes da área, como:

  • ISO 27003 (Diretrizes para a Implementação de um SGSI);

  • ISO 27004 (Medição de Segurança da Informação);

  • ISO 27005 (Gestão de Riscos em Segurança da Informação).

ISO 27001 LEAD AUDITOR

A ISO 27001 LEAD AUDITOR certifica o colaborador para auditar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), qualificando-o também para gerenciar uma equipe de auditores responsáveis por princípios, técnicas e procedimentos necessários. Ao conquistar essa certificação, ele estará habilitado para realizar auditorias tanto internas quanto externas.

A extensão da ISO 270001

A ISO/IEC 27701:209 é uma extensão importante de atualização da norma. Ela traz diretrizes essenciais para orientar, estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) focado em gerenciamento de privacidade.

A importância do treinamento em ISO 27001

Por que o seu negócio deve investir na obtenção da ISO 27001? Quais benefícios esse treinamento pode oferecer a você e sua empresa? Veja os principais a seguir.

Ficar à frente no mercado

A proteção de dados é algo cada vez mais importante para todas as organizações, independentemente da sua área de atuação. É sabido que cada vez mais as informações são um dos principais ativos das empresas, por isso devem ser devidamente protegidas para que possam ser utilizadas e trabalhadas pelas organizações.

Quanto mais você se dedica à integridade e confidencialidade de informações, mais estará à frente dos seus concorrentes e conseguirá melhores resultados no longo prazo.

Conhecer a legislação da área

Um dos principais pontos é que a ISO 27001 coloca a empresa em conformidade com os principais requisitos legais praticados internacionalmente. Com isso, você não perde possíveis contratos internacionais, de forma que a metodologia implementada por ela consegue colocar o negócio em conformidade com a maioria das legislações de proteção de dados vigentes, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ter a confiança dos clientes

Quando falamos de empresas que trabalham com soluções de TI, esse ponto redobra a atenção. Os clientes querem ter a certeza de que as soluções implementadas são capazes de proteger os dados sigilosos deles.

Imagine, por exemplo, uma aplicação que trabalhe com dados sensíveis, como informações de cartões de crédito dos clientes da organização. Uma invasão hacker pode deixar essas informações expostas, o que poderia comprometer a credibilidade do negócio no longo prazo.

Por isso, é essencial que a sua empresa seja responsável por gerar uma confiança para o cliente de que as informações dele estarão devidamente protegidas. Com a ISO 27001 é possível gerar essa sensação, já que ela comprova que a empresa segue as principais diretrizes internacionais para esse fim.

A gestão de segurança da informação é fundamental para qualquer tipo de empreendimento, independentemente da sua área. Por isso, os gestores devem se dedicar a obter as melhores soluções, implementar os protocolos necessários e as ferramentas para que possa minimizar os riscos de problemas nessa área.

Quer aplicar a ISO 27001 e treinar seus colaboradores para esse fim? Entre em contato conosco e conheça melhor o nosso treinamento e suporte para a implementação dessa norma tão importante!