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Incidentes podem acontecer a qualquer momento e é preciso realizar uma análise de logs em busca de provas ou pistas que possam auxiliar na identificação das causas desses problemas.

Contudo, são linhas e linhas, podendo chegar a milhares de registros a serem verificados para que se possa chegar a uma conclusão ou, por falta de experiência, não encontrar o que se procura.

A saída para esse problema de realizar uma análise bem definida e que possa realmente encontrar as causas de incidentes, é a terceirização desse processo, buscando apoio em uma empresa parceira. Continue conosco e entenda mais sobre o assunto!

Análise de logs e auditoria

Os logs são registros de qualquer evento importante que tenha ocorrido em uma aplicação, sistema operacional ou serviços, criando uma espécie de histórico de atividades que pode ser verificado para entender o que aconteceu sempre que aparecer um erro.

Essas linhas de informação são, geralmente, utilizadas para a realização de auditorias que permitam identificar a fonte de um problema e assim, tomar as providências para a correção.

Outra utilidade para a análise de logs é no setor de análise forense digital, buscando por provas de que alguma atitude criminosa ou não permitida foi realizada por algum usuário do sistema.

Os registros de log são armazenados, de forma geral, em arquivos de texto simples no formato de linhas com colunas de informação ou em ASCII. A leitura desses arquivos e sua interpretação são essenciais para que se possa reconstruir os eventos que ocorreram no sistema.

Importância da identificação de problemas

Os arquivos de log têm uma importância especial para desenvolvedores de software, gestores de TI e profissionais de segurança da informação que têm nesses dados a possibilidade de entender diversos eventos que ocorrem nos sistemas.

Cada linha de log dispõe de algumas informações básicas, como:

  • alteração de arquivos;
  • acesso a recursos de sistema;
  • erros;
  • modificação de permissões;
  • problemas de autenticação;
  • usuários envolvidos.

A simples leitura desses arquivos permite ao profissional que está realizando a investigação, identificar vários pontos que podem ser utilizados para reconstituir a causa do problema.

Porém, existe uma grande dificuldade na identificação de falhas dentro de arquivos de logs. Eles são compostos por milhares de linhas em texto simples e, muitas vezes, o que se procura está disposto em apenas uma dessas linhas.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, é que profissionais sem muita experiência em análise de logs e auditoria podem levar muito mais tempo em busca de problemas, pois muitas vezes não têm uma noção do que estão buscando.

Sendo assim, precisam realizar uma análise completa de todo o contexto para identificar primeiro qual o problema ou evento a ser analisado e só depois iniciar a sua busca. Isso faz com que o processo atrase.

Ferramentas para a análise de logs

Temos alguns problemas relacionados à geração de logs. Alguns sistemas não fazem o recolhimento de dados de forma ativa, inviabilizando o controle de seu uso. Deve-se levar em consideração também que, na maioria das vezes, as linhas de registro são arquivadas em texto simples.

Isso acontece para diminuir o espaço em disco dessas informações, visto que podem chegar a milhares de registros e qualquer outro tipo de arquivo poderia inviabilizar seu armazenamento. Por conta disso, foram desenvolvidas algumas soluções para facilitar a leitura e coleta de dados. Entre elas podemos citar:

FluentD

FluentD é uma ferramenta open source que garante o recolhimento de informação para a geração de logs. Sua robustez permite que a solução consiga tratar diversas fontes de informação ao mesmo tempo e ter grande capacidade de armazenamento de dados.

LogPacker

LogPacker funciona com um cluster que é capaz de receber informações de todos os sistemas da empresa nos quais seus agentes estão instalados, enviando para um único agregador todos os dados.

Logstash

O Logstash é uma pilha de outros sistemas, na qual cada um cumpre um papel essencial para o recolhimento de dados de log. Ele pode se conectar a diversas fontes de informação e é possível criar plugins de integração de modo simples e rápido.

Kiwi Syslog

O Syslog é uma ferramenta prática e simples de baixo custo que podem ser utilizadas em pequenas empresas, nas quais a geração de registros é relativamente baixa e não há muita demanda.

IBM QRadar Log Manager

Quando falamos em médias e grandes empresas, a solução ideal deve ser robusta e garantir o controle total sobre todos os registros de log. Uma das principais ferramentas do mercado nesse sentido é a IBM Qradar Log Manager.

Terceirização da análise de logs

É preciso ficar claro que não basta apenas identificar as informações necessárias para a criação de arquivos de log relevantes ou implantar boas ferramentas para coleta e armazenamento de registros.

É importante também saber realizar uma análise bem definida de todos os logs a fim de encontrar informações críticas e fontes de problemas que não poderiam ser encontradas por profissionais iniciantes ou leigos no assunto.

O ideal é realizar a contratação de uma empresa terceirizada para realizar a implantação de ferramentas de coleta de logs e a análise de seus registros por meio de profissionais especializados.

Benefícios da terceirização

São vários os benefícios de se investir na terceirização da análise de logs para uma empresa, independentemente de seu setor de atuação, uma vez que hoje praticamente qualquer negócio demanda a TI como um departamento estratégico. Entre as principais vantagens de fechar uma parceria estão:

Redução de custos

Manter profissionais diretamente alocados em análise de logs pode não ser uma boa ideia: são vários os custos trabalhistas, além da compra de licenças de software ou a implementação de servidores dedicados para registros dentro da empresa.

Ao optar pela terceirização, a equipe é totalmente de responsabilidade do fornecedor dos serviços, além da tecnologia utilizada para a coleta e armazenamento dos registros, diminuindo seus custos.

Melhora na segurança

O problema de manter a análise de forma interna, é a dificuldade que as equipes têm de realizar um acompanhamento em tempo real de todos os incidentes ocorridos, o que pode permitir ataques de hackers ou outras vulnerabilidades de segurança.

Ao se terceirizar a rotina de análise de logs, uma equipe especializada ficará atenta a qualquer alteração que possa ser considerada digna de atenção, melhorando a segurança de seus ativos de TI.

Diminuição de incidentes

Ao investir em uma análise profissional e detalhada de todos os seus registros, é possível identificar todas as anomalias existentes em seus processos e seguir com a respostas dos incidentes.

Com isso, pode-se esperar uma diminuição significativa do número de falhas, uma vez que a maioria delas será tratada em sua raiz, evitando reincidências.

Hoje, a terceirização da análise de logs é algo natural para as empresas que buscam focar seus esforços no negócio e em alternativas para outras rotinas que não são inerentes às suas atividades do dia a dia.

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