O Spam é uma doença na internet que pode prejudicar as atividades de uma empresa e acabar com a sua produtividade. Porém, para evitar esse mal indesejável existem diversas técnicas Anti-spam para empresa.
Essas mensagens podem atrapalhar o seu fluxo de rede e roubar o tempo e a atenção de seus funcionários, prejudicando, assim, as suas operações. Mas o que fazer para acabar com esse problema?
Eliminá-lo totalmente não é possível, porém, pode-se tomar certas atitudes para evitar ao máximo a propagação e recebimento desse tipo de mensagem indesejada. Confira a seguir.
O Spam
A palavra Spam se refere a um tipo de carne enlatada consumida em países como os Estados Unidos e a Inglaterra. Contudo, dentro do universo da TI, esse termo tem outro significado, são as mensagens eletrônicas indesejadas, enviadas aos montes pela internet e que podem lotar sua caixa rapidamente.
O uso da palavra Spam para esse tipo de e-mail surgiu inspirada em um quadro humorístico do grupo Monty Pyton, no qual um casal visitava um café e todos os pratos servidos levavam o apresuntado.
Então, o termo foi associado por alguns programadores como algo empurrado contra a nossa vontade, assim como os diversos e-mails de propaganda que são enviados a contragosto todos os dias.
Com a disseminação do uso do correio eletrônico como principal meio de comunicação entre pessoas e empresas, essas mensagens se tornaram uma doença, enchendo caixas de e-mail com propagandas e outras informações inúteis.
Isso dificulta a gestão adequada de todas as mensagens recebidas, sendo que dados importantes podem se perder no meio de tantos e-mail sem sentido. Com isso, empresas e servidores desenvolvem meios de evitar a proliferação dessa erva daninha da internet.
Técnicas anti-spam para empresa
Existem diversas técnicas de controle para evitar o recebimento dessas mensagens indesejadas. Atualmente, acabar com o Spam é algo impossível, porém, é possível diminuí-los a termos aceitáveis. Saiba como!
1. Filtro de verificação
O filtro de verificação comum é uma das principais armas contra o Spam, ele permite detectar e criar um banco de dados que reúne informações que permitem identificar pontos em comum entre as mensagens de Spam.
Por meio dos gerenciadores de e-mail, os usuários têm a oportunidade de marcar determinadas mensagens como Spam, o que permite ao filtro registrar os servidores que remeteram o e-mail e bloquear envios futuros.
2. Autenticação
A autenticação de servidores confiáveis é outra técnica muito utilizada para evitar o recebimento de Spam, nela só são aceitos e-mails enviados por remetentes autenticados por meio de uma verificação na reputação do DNS.
Contudo, ao utilizar essa técnica você não tem a certeza de que os Spams serão bloqueados, pois um DNS autenticado também pode realizar o envio dessas mensagens, mesmo que a chance disso acontecer seja menor.
3. Filtro por DNS e países
Um recurso muito conhecido por administradores de rede é o chamado “backlist”, uma lista contendo todos os servidores punidos pela distribuição de Spam para diversos destinatários.
Ao utilizar essa técnica, sempre que seu servidor receber uma mensagem, ele realizará a consulta na lista para verificar se o e-mail foi enviado por um remetente confiável ou não. É possível realizar esse bloqueio também por países. Por exemplo, o leste europeu é responsável pelo envio de muitos Spams.
4. Filtro baseado em regras
O filtro baseado em regras é outra das principais técnicas para evitar o recebimento de Spams. Nela, deve-se criar uma lista de palavras-chave, comumente encontradas em mensagens indesejadas.
Com isso, sempre que um novo e-mail for recebido, é feita uma varredura no corpo da mensagem. Caso as palavras sejam encontradas, será realizado o bloqueio. Ao utilizar essa técnica é preciso tomar cuidado para não escolher palavras que possam bloquear e-mails verdadeiros.
5. Filtro híbrido
O filtro híbrido é uma das melhores técnicas para evitar que mensagens legítimas sejam tomadas por Spam e bloqueadas pelo servidor. Aqui, o julgamento é realizado com base em uma pontuação.
Ou seja, pode-se verificar se um e-mail traz palavras bloqueadas, qual o DNS emissor da mensagem, país de origem e outros aspectos. Caso a pontuação seja muito alta ocorre o bloqueio.
6. Filtro baseado em relatos
Esse tipo de técnica necessita de um envolvimento direto dos colaboradores da empresa. O sistema anti-span utiliza as interações dos usuários com as mensagens para determinar o que é ou não indesejado.
Dessa forma, sempre que você marcar um e-mail como Spam, todas os recebidos do mesmo remetente serão automaticamente tidos como indesejados. O contrário também ocorre caso um e-mail da lixeira seja marcado como não Spam, os próximos serão encaminhados à caixa de entrada normalmente.
7. Políticas de segurança
A maioria dos Spammers ou especialistas em disseminar o Spam, utilizam de listas públicas de e-mail para conseguir o seu endereço eletrônico e passar a lhe enviar essas mensagens.
Nesse momento, é preciso conscientizar todos os colaboradores de que os e-mails fornecidos para uso no trabalho e comunicação com clientes e fornecedores não devem ser utilizados para nenhuma outra função.
Isso porque, ao utilizar esse endereço para realizar cadastros duvidosos na internet, é possível que pessoas mal intencionadas divulguem seu e-mail ou, até mesmo, vendam essa informação para terceiros.
Por conta disso, existe a importância de criar e disseminar políticas de segurança da informação acerca do uso do e-mail de trabalho, o qual é fornecido pela empresa aos seus colaboradores.
O Phishing
Um mal surgido com a disseminação do Spam é o Phishing, algo ainda mais prejudicial para as empresas que as mensagens indesejadas. Esse termo que vem do inglês significa pescaria, e é uma forma pela qual hackers buscam informações aleatórias na rede e vulnerabilidades.
Com isso, eles podem ter acesso às diversas informações pessoais dos usuários, além de dados importantes acerca das empresas, os quais podem ser utilizados posteriormente para ataques e roubos de dados.
Outra técnica utilizada pelos cibercriminosos é a instalação de malwares por meio de anexos aos e-mails enviados às suas vítimas. O funcionamento do Phishing é praticamente o mesmo do Spam, porém, ao clicar no link da mensagem o usuário é enviado para uma página falsa que tem como o intuito roubar suas informações.
A única maneira de proteger-se desse tipo de investida é pôr em prática as técnicas Anti-Spam apresentadas e realizar uma conscientização com todos os colaboradores para que não cometam erros de segurança, como responder a esses e-mails.
Com o aumento das ocorrências de invasão e roubo de informação e a necessidade de manter-se a produtividade e foco, é essencial o uso de técnicas de Anti-spam para empresa.
Gostou deste artigo? Então assine agora mesmo nossa newsletter e não perca mais nenhuma de nossas publicações!