fbpx

Quando se fala em segurança da informação e em maneiras de proteger seus dados, uma das mais importantes rotinas é o backup. Por meio dessa técnica você poderá resguardar suas informações e recuperar qualquer dado caso algo não saia como planejado.

Caso algum sistema seja corrompido ou determinado hardware falhe, é crucial contar com um arquivo de backup para recuperar as informações, evitando prejuízos financeiros e outros problemas — como a perda de dados de clientes, o que pode prejudicar muito a empresa.

Neste post, reunimos algumas informações para convencer você da importância de manter suas rotinas de backup em dia. Continue conosco e tenha uma boa leitura!

O que é o backup

Você tem conhecimento do que é a rotina de backup? Essa é uma técnica de segurança digital que consiste em realizar uma cópia para se resguardar de possíveis falhas que comprometam as informações.

Essa cópia pode contemplar sistemas operacionais, imagens, documentos, bancos de dados ou qualquer outro arquivo que você julgue imprescindível para o funcionamento da empresa.

O principal objetivo dessa cópia é restaurar as informações em caso de perda ou comprometimento da integridade dos dados, seja por falhas, desastres naturais ou até mesmo invasões realizadas por hackers.

Essas cópias podem ser gravadas em HDs externos, fitas magnéticas, servidores locais e servidores em nuvem. Uma boa estratégia de backup deve sempre contar com mais de um local para armazenamento.

É importante que as cópias sejam também guardadas fora do ambiente da empresa (offsite backup), para que o negócio fique protegido de intervenções na infraestrutura local da companhia.

A periodicidade ideal para o backup

Os intervalos entre eles dependerão de quão crítico é um sistema ou arquivo. Quanto mais relevante para a continuidade do negócio um dado for, menor deve ser o período de tempo para que se realize a rotina de backup.

As cópias podem ser feitas diariamente, em um horário de menor demanda, sempre que o estado do arquivo for modificado — ou em períodos de tempo maiores, caso a informação não seja tão crítica.

O mais importante é iniciar um planejamento de backup o mais rápido possível caso você ainda não conte com um. Proteger os seus dados de todos os imprevistos é imprescindível.

Proteção contra malwares

Dentre os malwares mais temidos ultimamente pelas empresas podemos citar o ransomware, um tipo de código malicioso que criptografa os dados no próprio servidor do atacado e torna-os indisponíveis. Com tudo bloqueado, o hacker cobra um valor para liberar as informações.

Assim, contar com um backup funcional e sempre atualizado poderá proteger seus dados dessa categoria de ataque, já que você poderá simplesmente rodar sua rotina de restauração e negar qualquer tipo de resgate exigido pelo atacante.

Para que esse backup possa ser utilizado, é necessário que os sistemas tenham a capacidade de reconhecer que os dados foram contaminados e evitar que um backup contaminado substitua uma cópia recuperável.

Rotina de restauração

Tão importante quanto realizar backups periódicos é ter a certeza de que essas cópias podem ser recuperadas e que a empresa pode dar continuidade ao seu funcionamento normal caso algum imprevisto aconteça.

Para que isso possa ser verificado é essencial realizar testes constantes para garantir que as cópias são realizadas corretamente e que as informações podem ser restauradas. Afinal, o seu objetivo é restaurar os dados e, se isso não é possível, você está apenas perdendo tempo.

Backup em nuvem

Uma das formas para salvar cópias de segurança mais populares nos últimos anos é o backup em nuvem. Essa ferramenta é capaz de entregar uma série de vantagens, como a liberação de espaço localmente, maior segurança no armazenamento das cópias, facilidade de acesso e menores custos.

Como dito, uma boa estratégia de backup deve contar com mais de um local de armazenamento para que possa realmente cumprir seu papel estratégico. Nesse sentido, a nuvem é uma ótima opção! Saiba mais:

Vantagens do backup em nuvem

Esse tipo de armazenamento possui algumas vantagens. Veja algumas delas:

1. Flexibilidade

A nuvem tem a capacidade de atender a demandas pequenas ou gigantes com a mesma eficiência — ou seja, empresas de todos os portes podem se beneficiar do escalonamento do cloud computing. Assim, sua empresa pode continuar crescendo e demandando mais espaço com a certeza de que a nuvem nunca deixará a desejar nesse quesito.

2. Acessível

Armazenando seus backups em nuvem você só paga pelo que usar, minimizando os investimentos de acordo com a demanda do negócio. Quanto menor a necessidade da empresa, menor serão os recursos financeiros investidos para manter a nuvem.

3. Centralizado

Para empresas que possuem várias unidades espalhadas ao redor do globo, a nuvem pode funcionar como um centralizador das cópias de backup, fornecendo fácil acesso aos dados a partir de qualquer local. Assim, fica mais simples realizar uma rotina de backup que funcione para todas as unidades.

4. Mobilidade

Ao utilizar a nuvem como método de armazenamento de backup, sua empresa poderá ganhar mobilidade e a rotina de restore contará com a opção de ser realizada de qualquer lugar e a qualquer hora — para isso, basta uma conexão com a internet.

5. Ilimitado

Uma das maiores vantagens desse tipo de armazenamento é a possibilidade de aumentar o espaço de maneira ilimitada. Seus arquivos de backup podem ser muito grandes e, mesmo assim, poderão ser guardados em nuvem. Por outro lado, em servidores locais o espaço poderá se tornar um problema em algum momento.

Soluções para backup

Atualmente existem no mercado várias soluções que permitem realizar a rotina de backup em nuvem de forma inteligente. Em caso de falhas de software a cópia pode ser restaurada como uma máquina virtual em alguns minutos, garantindo, assim, a continuidade das atividades normais da empresa.

Elas permitem, ainda, que em casos de falhas de hardware, uma máquina virtual assuma as responsabilidades, podendo ser realizado o restore em servidores de diferentes configurações.

Como vimos, a rotina de backup é crucial para evitar prejuízos e a perda de confiança por parte do cliente em sua empresa. Esperamos que com as informações aqui disponibilizadas você tenha entendido melhor sobre o backup!

Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdo exclusivo diretamente em seu e-mail para melhorar as rotinas de trabalho em sua empresa!