fbpx

Você já ouviu falar em Managed Service Provider? Esse novo modelo de gestão de ativos em TI tem se tornado tendência em muitas empresas que não têm a tecnologia como foco do negócio.

Isso está ocorrendo principalmente pela necessidade que essas organizações têm de contar com profissionais especializados na área de TI mas, sem a disponibilidade de um orçamento capaz de suprir essa demanda.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o porquê do crescimento da busca por esse tipo de serviço e quais as suas principais vantagens para as empresas. Continue conosco e confira!

O aumento dos crimes cibernéticos

A era da tecnologia trouxe uma série de benefícios para as pessoas e empresas mas, com o aumento das ferramentas em utilização nas organizações e um ambiente de TI cada vez mais diverso, também aumentaram o número de crimes cibernéticos devido a novas vulnerabilidades.

Recentemente, uma das maiores varejistas de calçados e produtos desportivos do país teve dados de cerca de 2 milhões de seus clientes roubados por cibercriminosos, que vazaram as informações na web.

Incidentes como esse são cada vez mais comuns ao redor do mundo. No ano de 2017, a Equifax, uma das três maiores empresas de concessão de crédito dos EUA, teve dados de cerca de 143 milhões de clientes roubados.

Entre as informações obtidas pelos criminosos estavam nome completo, endereço, e-mail e número do seguro social, dados que podem ser utilizados para cometer várias fraudes online.

Além dos roubos de informação, tivemos também um aumento do sequestro de dados por meio dos chamados ramsomwares — códigos maliciosos que bloqueiam o acesso à máquina. A vítima só pode resgatar os próprios dados realizando um pagamento em Bitcoins, o que inviabiliza o rastreamento dos criminosos, que só então liberam seu acesso.

Entre os mais famosos casos tivemos o WannaCry e o Bad Rabbit, ambos infectaram milhões de computadores ao redor do mundo, inclusive de instituições governamentais.

Impactos negativos

Os impactos negativos de um ataque a uma empresa são vários, independentemente se o objetivo dos criminosos é o sequestro de informações ou o roubo de dados.

O principal prejuízo é a perda de confiança do mercado em relação à capacidade que a organização tem de manter suas informações sensíveis, e a de clientes sob sua tutela, a salvo de ataques.

A falta de confiança de parceiros de negócios e de clientes pode ter um alto impacto negativo sobre as receitas da empresa, até mesmo porque existe a possibilidade de  ser exigido o pagamento de indenizações pela falta de cuidado ao proteger os dados.

Managed Service Provider

O MSP, Managed Service Provider, ou em uma tradução livre do inglês, provedores de serviços gerenciados, reúne empresas especializadas em realizar o provimento de TI com uma filosofia diferente.

Em provedores de serviços normais, o modelo utilizado é o “break-fix”, ou seja, só se toma uma atitude quando o problema aparece. Com isso, os serviços podem ficar indisponíveis diversas vezes ao longo de um período.

Já no modelo de MSP, o fornecedor de serviços atua de forma preventiva, sempre analisando constantemente todos os ativos e mantendo um monitoramento eficaz para evitar que os problemas surjam.

A função do MSP é prover disponibilidade constante dos serviços de TI para a sua empresa, dessa forma, a equipe interna pode focar seus esforços totalmente em atividades relacionadas ao negócio.

Com o aumento de problemas de invasões e vazamentos de dados, tivemos uma derivação do modelo MSP especializada em prover segurança da informação. É o MSSP, Managed Security Services Providers.

A contratação desse tipo de fornecedor é realizada, geralmente, pela assinatura de um contrato e o pagamento de um valor mensal, sendo que o MSP ou MSSP atuará de forma a prevenir qualquer situação adversa, corrigindo problemas antes que eles prejudiquem suas atividades.

Benefícios do MSP

São vários os benefícios que sua empresa poderá obter ao realizar a contratação de um MSP. Vamos listar algumas das principais vantagens desse modelo de prestação de serviços de TI.

Redução de custos operacionais

Contratar profissionais especializados em segurança da informação pode ter um alto custo. Já ao optar por firmar parceria com um fornecedor de serviços gerenciados de TI, você pode ter acesso a esses especialistas a um baixo custo.

Além disso, rotinas preventivas podem evitar a parada em suas atividades e os gastos que isso pode causar. Ao manter a disponibilidade dos serviços ocorre a diminuição de custos operacionais.

Segurança de dados

Os MSPs contam com os melhores profissionais do mercado. Isso porque boa parte deles realiza seleções rigorosas para a contratação e conta com especialistas em segurança da informação.

O fato de trabalharem em diversos projetos e prestarem serviços a várias empresas também auxilia a montar um know-how voltado à segurança da informação.

Praticidade de gerenciamento

Quando você realiza a gestão interna de sua TI e de sua segurança da informação, existem várias variáveis para gerenciar e deve-se manter um time de prontidão apenas para a manutenção.

Já quando existe a contratação de um MSP, você pode receber relatórios completos com todos os principais pontos de interesse e apenas tomar decisões estratégicas quando necessário, deixando toda a responsabilidade de gestão para o fornecedor.

Cuidados na hora de escolher um fornecedor

Os serviços de MSP estão na moda e, como tudo que vira foco, surgem diversas empresas se autoproclamando especialistas na realização de prestação de serviços desse tipo.

Contudo, nem tudo que reluz é ouro. Por isso, você precisa ficar atento na hora de fechar negócio com um fornecedor. O primeiro passo é entender todos os serviços prestados por ele e como se dará a cobrança desses serviços.

Outro ponto é buscar informações acerca dos profissionais e certificações de seu time de especialistas. Em seguida, uma busca por clientes conhecidos, seu nível de satisfação e algumas referências também pode ser uma boa ideia.

Por último, uma das coisas mais importantes, na hora de fechar um contrato com um MSP, é verificar como se dará a sua comunicação com o fornecedor de serviços e quais os tempos de resposta para que ele venha a sanar seus problemas.

Esperamos que este artigo possa ter ajudado você a enxergar a importância de contratar um Managed Service Provider para a sua empresa e as vantagens de uma parceria como essa.

Gostou deste post? Temos muitas outras informações interessantes para você! Assine agora mesmo nossa newsletter e não perca nenhum de nossos conteúdos!