fbpx

Com a multiplicação das ameaças em rede e a criação de sistemas cada vez mais integrados entre si, a gestão da identidade de acesso torna-se necessária para garantir a segurança dos dados de uma empresa.

Cada organização utiliza diversos sistemas e gera uma quantidade enorme de dados todos os dias. Esse ambiente acabou se tornando propício para a ação de cibercriminosos, que roubam a identidade de usuários para acessar informações sigilosas.

Nossa intenção neste post é demonstrar o que é a gestão de identidade e sua importância para as empresas, além das funcionalidades existentes em um projeto como esse e suas principais vantagens. Acompanhe!

Estado atual da internet

Antes mesmo de falarmos sobre a gestão de identidade de acesso e sua importância para a segurança da informação, é preciso relatar o estado atual da internet e por que é tão importante hoje realizar o controle de acessos.

Segundo uma pesquisa realizada anualmente pela Cetic, a TIC Empresas, cerca de 75% das organizações fornecem acesso remoto aos seus sistemas para os seus funcionários. O que é uma forma de melhorar a produtividade, acaba se tornando também uma vulnerabilidade.

Esse fato aliado à necessidade constante de mobilidade corporativa e ao uso de tecnologias de computação em nuvem faz com que as empresas tenham uma maior preocupação com as permissões de acesso dos seus funcionários e clientes.

Gestão de identidade de acesso

A gestão de identidade de acesso se trata do conceito da criação de uma identidade digital única e intransferível para cada uma das entidades na rede, sejam hardwares, aplicações, processos ou pessoas.

Essa criação de identidade é realizada por meio de uma associação de determinados atributos a cada uma das entidades, que permite a formação de uma árvore de permissões que podem ser personalizadas de acordo com cada identidade e configurada de acordo com o interesse da sua organização.

Essa gestão tem como base um sistema completo que inclui privilégios de acesso, autenticação, direito e até mesmo autorizações temporárias com data de expiração automática — uma maneira de evitar o acesso indevido de terceiros ao final de um contrato de terceirização, por exemplo.

Além disso, um dos principais pontos fornecidos por uma gestão de identidades de acesso é a centralização da identidade e a eliminação da necessidade de criação de uma infinidade de usuários e senhas para cada colaborador ou cliente que necessita acessar as ferramentas da empresa.

Isso é possível graças à centralização da identidade, que permite que todos os sistemas identifiquem o usuário com base em um usuário, evitando o uso de credenciais de forma indevida.

Funcionalidades de um projeto de gestão de identidade de acesso

Um projeto de gestão de identidades de acesso é algo complexo por envolver vários sistemas diferentes, e pode demandar um conhecimento específico acerca de segurança da informação, sendo possível contar com uma consultoria para melhorar o resultado final. Vamos listar algumas das funcionalidades dentro desse projeto.

Governança e administração de identidades

Definir o modelo de governança é o primeiro passo para a criação de uma estratégia de gestão de identidades, pois é por meio dela que será definido como as permissões serão geridas e organizadas para conceder acesso a cada sistema da empresa.

Entre os pontos necessários para determinar a governança de todo o sistema, estão:

  • a criação de um inventário de perfis para acesso;
  • a definição de um inventário de identidades;
  • a definição de papéis, responsabilidades e fluxos de acesso;
  • a organização e categorização de todas as identidades;
  • a definição do funcionamento das solicitações de acesso e aprovação de novas identidades.

Autenticação centralizada

A busca pela autenticação centralizada ainda é dificultada pelo entendimento dos fornecedores de software, que ainda estão se adaptando às novas necessidades das empresas no tocante à gestão de identidades.

Dessa forma, mesmo que você consiga centralizar boa parte das autenticações no seu projeto, é possível que algumas ferramentas e sistemas fiquem de fora, forçando a criação de tabelas de usuários e senha descentralizadas.

Provisionamento automático

Um dos principais problemas para as equipes de TI é a necessidade de criar diversas contas de usuário sempre que um novo colaborador é contratado ou realizar rotinas como troca de senhas, bloqueio e desbloqueio de contas e outras atividades que não agregam valor.

Uma gestão de identidades pode conter o provisionamento automático, garantindo que sempre que for necessário realizar qualquer ação ligada a permissões e contas, o próprio sistema possa realizá-la de forma autônoma.

Principais benefícios da identidade de acesso

Mesmo que a criação de um projeto de gestão de identidades de acesso possa ser complexo à primeira vista, são vários os benefícios alcançados com essa prática. Entre eles podemos citar:

Redução na complexidade de acesso

Criar uma conta para um novo usuário e realizar todas as atividades de controle de contas fica muito mais simples quando todas as identidades estão centralizadas, facilitando o trabalho da equipe de TI.

Melhoria na segurança da informação

O controle da segurança da informação é muito melhor com o uso da gestão de identidades, pois é possível identificar qualquer tipo de tentativa de acesso que não seja condizente com o utilizado pelo detentor de determinada conta.

Hierarquizar permissões com prazos definidos

Com o uso da gestão de identidade de acesso é possível conceder permissões provisórias, com prazos de início e fim bem definidos, ideal para permitir que usuários terceirizados tenham acesso a determinados dados apenas por um período — evitando o vazamento de informações após o término de um contrato.

Automatização das permissões de conta

Outro ponto interessante do uso da gestão de identidade é a criação de grupos predefinidos com permissões, sendo que sempre que uma nova conta é criada, ela pode ser incluída em um grupo como esse e herdar automaticamente todas as suas características.

Com todas essas informações você deve ter percebido o quão interessante pode ser para a sua empresa investir na gestão de identidade de acesso e melhorar a segurança dos seus dados e dos seus clientes, certo?

Gostou deste post? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário neste artigo!