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Os ataques cibernéticos estão em alta nos últimos anos, e a maneira como eles estão sendo combatidos é cada vez mais sofisticada. Não é suficiente comprar produtos de segurança por medidas de precaução, mas também é necessário considerar a inclusão do uso de serviços gerenciados de segurança realizados por empresas especialistas.

Por outro lado, muitos serviços gerenciados de segurança são fornecidos atualmente, já que a falta de conhecimento especializado em determinadas áreas de segurança ou de recursos internos aumenta a demanda por essas prestações. Veja, neste guia, todos os passos para a contratação dos serviços de gerenciamento de segurança. Confira!

Como funciona a contratação de serviços gerenciados de segurança?

Os serviços gerenciados de segurança, que, até pouco tempo, eram vistos apenas como uma aplicação para as grandes empresas, estão ganhando espaço e tendo maiores contratações por pequenos e médios negócios.

Gestão de pessoal

Ao contratar os serviços gerenciados de segurança, a gestão de profissionais é compartilhada. As atividades a serem realizadas serão validadas pelos especialistas que prestam os serviços, de modo a alinhar as prioridades identificadas no setor de TI.

O prestador de serviços cuidará para que as expectativas do cliente sejam, então, atendidas, buscando manter os níveis de gestão e de suporte dos processos, o monitoramento e a otimização contínua.

Isso se dá pelo acionamento de recursos, sempre que necessário, para a garantia da capacidade de infraestrutura e da disponibilidade das aplicações de negócio. Dentro dos serviços de gerenciamento de segurança, o fornecedor faz uma gestão mais próxima da equipe e permite que o cliente possa ter uma maior disponibilidade para tarefas estratégicas.

Modelo de contratação

No modelo de contratação de serviços gerenciados de segurança, o pagamento pode acontecer sob demanda, por exemplo, em caso de necessidade de alguma atividade ser realizada efetivamente por algum especialista, de modo que você pagará pelo tempo de execução.

Isso pode ocorrer mediante a créditos que podem se acumular, caso você não tenha acionado algum serviço sob demanda, para serem utilizados depois. Porém, a flexibilidade de contratação também permite que haja um acordo de quais serviços serão necessários mediante a análise e o consenso das partes.

Desse modo, os valores podem ser fixos, podendo haver taxa extra, em caso de algum tipo de serviço ou uso de ferramenta diferenciado. Dependendo do fornecedor, podem ser oferecidos planos de contrato de gerenciamento em diferentes níveis, de acordo com a capacidade e as necessidades do negócio do contratante.

Compartilhamento de expertise

Na contratação de serviços gerenciados de segurança, em vez de você contratar profissionais específicos, pagando o custo por cada um deles, você adquire uma parceria com uma empresa que dispõe das habilidades de toda uma equipe.

Você conta, então, com uma central compartilhada de pronto atendimento e funcionamento. Esse respaldo facilita a comunicação, a compreensão e a proximidade estratégicas, com um monitoramento amplo executado por profissionais altamente capacitados.

Resolução de problemas

Um fornecedor de serviços gerenciados de segurança adota um modo preventivo e proativo de trabalho. Com o objetivo de prever e evitar falhas, são empregadas ferramentas de gestão de ativos, de monitoramento de rede, de capacidade de serviços, de anomalias etc.

Isso visa à evolução constante e à satisfação dos clientes. Podem ser adotados modos de gerenciar incidentes, como organizar tipos de chamados de suporte pontuais e de emergência. Ao se basear em análises preditivas e soluções bem estruturadas, a produtividade da equipe do cliente é elevada.

Acordo de nível de serviços

O acordo de nível de serviços estabelece os prazos para que os diversos tipos de incidentes sejam atendidos. Ele normalmente indica quais são os direitos e deveres das partes e as multas e penalidades, caso haja uma quebra de contrato.

Nos serviços gerenciados de segurança, o fornecedor pode oferecer acordos padronizados preestabelecidos, que, se forem considerados adequados pelo cliente, serão validados. Também pode haver a possibilidade de definir categorias, por níveis de criticidade, por exemplo.

Esse processo de definição de acordos de nível de serviços pode ser moldado nos primeiros meses de contrato, pelo método de onboarding — conjunto de procedimentos com objetivo de adaptação à cultura da empresa. Assim, há uma aderência dos serviços prestados às necessidades do contratante.

Como é um fornecedor ideal?

Os serviços gerenciados de segurança permitem que as empresas se concentrem em operações estratégicas e comerciais, mantendo os custos baixos e os lucros altos. O fornecedor ideal deve ter o conhecimento necessário para garantir o funcionamento adequado da infraestrutura de monitoramento e execução dos serviços.

Assim, os recursos internos vão ser ativamente engajados em projetos de pesquisa, inovação e valor agregado para gerar oportunidades de negócios, enquanto o acompanhamento geral da segurança é confiada a um fornecedor externo.

Os serviços gerenciados de segurança podem incluir:

  • gerenciamento de rede;
  • firewall;
  • prevenção contra intrusões;
  • filtro de conteúdo Web;
  • anti-spam;
  • gerenciamento de patches antivírus e de software;
  • balanceamento de links;
  • VPN;
  • acesso remoto seguro;
  • balanceamento de servidores;
  • análise de logs e relatórios periódicos;
  • análise de vulnerabilidades.

Você deve levar em conta as políticas de segurança da empresa, certificando-se de que ela tenha regras e procedimentos claros que forneçam uma variedade de diferentes cenários de ameaças. Além disso, vale a pena verificar quais clientes já têm o serviço de gerenciamento de segurança e qual a opinião de cada um.

Ao decidir qual parceiro especializado se enquadra nas suas demandas, dê preferência ao que apresente tudo que você precisa saber sobre segurança da informação, considerando que os serviços gerenciados para funcionar devem estar calcados sobre rígidos processos, procedimentos e KPIs.

Todas as atividades têm que estar devidamente planejadas e com a equipe interna treinada. A resposta a um incidente não pode passar por uma tomada de decisão do prestador de serviço — caso uma tomada de decisão seja necessária, os níveis organizacionais do cliente devem ser envolvidos rapidamente.

O acordo de cooperação e as condições relacionadas devem ser verificadas exatamente tendo como base o modo que a empresa opera e como ela reage. Em caso de incidentes súbitos, é importante identificar qual é o tempo estipulado para a ação corretiva, quais medidas de segurança serão aplicadas e com que frequência as atualizações serão feitas.

As necessidades de segurança estão mudando rapidamente e se o fornecedor não estiver atualizado e não buscar estar um passo à frente dos hackers, ele não será um bom parceiro para cooperar com sua empresa. Por isso, é importante que você, como contratante, confira as principais tendências de TI para 2018.

Considere um modelo de cooperação, em que o fornecedor ofereça as metodologias e procedimentos apropriados, enquanto a custódia das tarefas diárias é deixada para os seus funcionários. O fornecedor ideal deve trazer uma solução simples e flexível. Os serviços suportados baseiam-se nas necessidades e nos objetivos comerciais de cada empresa.

O que ele precisa ter?

Em razão de a segurança ser uma parte sensível e crucial em qualquer organização, é importante que você conheça o que um fornecedor de serviços gerenciados de segurança precisa ter. É interessante ressaltar que as empresas especializadas podem trazer diferenciais competitivos, mas algumas características são essenciais na hora de fazer a escolha.

Portfólio de segurança

Todo fornecedor tem um portfólio e cases de sucesso de implementação. Com base nessas informações, é possível ter um indicador do modo de trabalho desse fornecedor, de sua metodologia e da abrangência nos segmentos dos negócios do mercado.

Monitoramento 24/7 de eventos de segurança

O fornecedor de gerenciamento de segurança deve oferecer um serviço de monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, por técnicos de segurança da informação especializados, reduzindo a carga operacional dos equipamentos de segurança dos seus clientes.

Notificação constante de segurança

Deve haver informes de segurança, a fim de eliminar eventos duplicados e analisar as relações entre os ocorridos, portanto, extraindo informações importantes de grandes eventos de segurança e notificando os clientes. A utilização e a análise feita pela equipe de gerenciamento de segurança permitirá a operação sem falsa detecção.

Atualização do dispositivo de segurança

Ao aplicar a atualização de assinatura mais recente ao equipamento de segurança de que o cliente dispõe e manter o estado mais atual, é possível não apenas realizar uma detecção de acesso ilegal altamente precisa, mas também reduzir bastante a carga de trabalho. Em caso de emergência, o fornecedor deve ter medidas adequadas, como adicionar configurações ao equipamento.

Relatórios sobre ameaças de segurança e procedimentos de enfrentamento

O serviço de gerenciamento deve prover o fornecimento de relatórios mensais sobre as últimas informações de segurança, tendências e procedimentos de enfrentamento. Além disso, assim que as informações são anunciadas sobre eventos urgentes e dados sobre vulnerabilidade, os relatórios detalhados devem ser feitos o mais breve possível.

Alta disponibilidade de infraestrutura

Para manter um bom funcionamento, é preciso que o fornecedor tenha uma infraestrutura que corresponda às necessidades de disponibilidade de serviço e que seja padronizada e baseada nas melhores tecnologias.

Experiência e ótima reputação

Não basta ter uma gama de equipamentos e pessoal, um bom fornecedor deve ter experiência aprovada e comprovada, bem como uma boa reputação pelos seus serviços prestados. Não se limite à página do site da empresa, mas busque também avaliações de clientes e ranking de qualidade em sites especializados.

Afinal, quando é o momento ideal para contratar os serviços gerenciados de segurança?

O primeiro passo deve ser garantir a segurança dos dados dentro da organização. Você precisa ter certeza de que, se houver um problema de segurança (por exemplo, roubo de dados), estará preparado para lidar com isso.

Porém, mesmo que você já tenha uma política de segurança, é possível encontrar dificuldade em minimizar os riscos aos quais os seus ativos estão expostos. O plano de contingência desenvolvido pode não ser eficiente, e é possível que haja dificuldades em lidar com casos de roubo ou vazamento de dados, que podem ainda ser um motivo de preocupação.

Logo, você não será capaz de lidar com o problema ou reagir com rapidez suficiente. Então, é preciso buscar um serviço especializado, a fim de obter um gerenciamento consistente. Mesmo que você tenha um programa antivírus potente e faça atualizações de softwares constantes, o fator humano ainda é o mais importante.

Contar com pessoal capacitado no mercado é fundamental. Fazer uma seleção interna demanda tempo, conhecimento para avaliar os candidatos, noções de tamanho da equipe necessária etc. Nesse ponto, é preciso parar e refletir sobre qual a forma mais rápida de resolver essa lacuna.

Logo, o modelo de serviços gerenciados de segurança se mostra o mais viável, já que suas características englobam a flexibilidade e o conhecimento necessário para atender suas necessidades. Eles têm todo o entendimento e a capacidade de análise de vulnerabilidade: qual a importância e como fazer.

Quais as vantagens de contratar os serviços de gerenciamento de segurança?

Corte de custos

Um provedor de serviços gerenciados de segurança economiza tempo, energia e custos. Você pode controlar suas despesas, pois ter um departamento de TI fora do local de trabalho pode economizar o valor de contratação de profissionais especializados em tempo integral.

Os valores de contratação de um provedor externo são menores com relação ao custo que você teria para manter uma equipe própria e uma infraestrutura. Dessa forma, você não apenas economizará dinheiro, como também não terá que pagar custos adicionais relacionados à contratação de pessoal de TI.

Otimização de infraestrutura

Os serviços gerenciados de segurança podem atuar dentro da infraestrutura que o cliente já tem. O monitoramento da sua rede e dos ativos será feito pelo gerenciamento externo. Os serviços gerenciados identificam, notificam e organizam, junto ao cliente, a resposta ao incidente.

Por exemplo, em razão do sucesso de um ataque à rede, um servidor pode deixar de funcionar, com grade tempo de reparo. Isso acarretaria custo de reconfigurações e restauração de backups devido à parada do sistema.

Com um provedor de gerenciamento de segurança, você minimiza a probabilidade de falha, por meio do alinhamento dos processos de proteção. Essa é a melhor maneira de otimizar os processos associados ao monitoramento e ao gerenciamento de segurança.

Maior tempo para se dedicar a administrar o negócio

Com um serviço gerenciado de segurança, você pode se concentrar totalmente em sua empresa, em vez de dividir seu tempo com um departamento de TI. Provedores de serviços de gestão de segurança têm experiência trabalhando com vários clientes que representam todos os tipos de empresas e indústrias.

É por isso que, para eles, são fáceis a adaptação às suas necessidades e a oferta de ajuda quando necessário. Você pode descobrir que, com um provedor de serviços gerenciados de segurança, é possível melhorar o foco da sua empresa.

Você criará a oportunidade de aumentar a produtividade em áreas que farão seu negócio crescer. Sua empresa poderá reduzir custos e concentrar-se em suas principais competências, tendo tranquilidade no tocante à segurança dos seus ativos.

Conhecimento tecnológico e especializado

Uma das maiores vantagens dos serviços especializados em segurança é a alta qualidade do pessoal. Os engenheiros são qualificados em diferentes áreas do conhecimento e não importa o tipo de problema que você possa ter — eles têm alguém que pode ajudá-lo. Se você contratar uma pessoa em sua organização, não poderá pagar um conjunto tão amplo de habilidades.

A equipe de profissionais com experiência e conhecimento em serviços gerenciados de segurança pode antecipar problemas relacionados com o ambiente antes que eles se transformem em um entrave sério.

Isso também significa acesso às mais recentes tecnologias do mercado. Como mencionado, você não precisará comprar equipamentos caros para estar atualizado, porque o provedor de serviços pode trabalhar dentro da estrutura que você tem, garantindo que estejam sendo bem monitorados pelas melhores ferramentas e que forneçam maior disponibilidade e segurança.

Adaptação às necessidades

Uma das dúvidas relacionadas aos serviços gerenciados de segurança é a questão da rapidez com que o provedor responderá à notificação, se a tratará como uma prioridade e se levará o problema a sério. O trabalho do provedor de serviços é garantir que o modo de prevenção funcione.

Um fornecedor flexível tem tempo, experiência e sincero desejo de manter a operação sem perturbações e, em caso de falhas, juntamente à equipe do contratante, pode restabelecer o fluxo de trabalho o mais rápido possível.

Graças ao gerenciamento de serviços de segurança, você pode personalizar tudo de acordo com suas necessidades. Além disso, é mais fácil fazer isso por meio de um departamento especializado, porque ele já está equipado com todas as aplicações necessárias.

Risco minimizado de falha

Provedores de serviços de gerenciamento de segurança são responsáveis ​​por servidores, backups e a operação de toda a infraestrutura. Eles se preocupam em minimizar o risco, porque toda a sua existência depende de serem informados sobre problemas imprevisíveis, como falhas de backup, falhas de software ou hardware, ações de usuários, ataques, malware ou ransomware etc.

Os gerenciadores especializados são confiáveis ​​quando se trata de mitigação de riscos, porque são treinados e têm o conhecimento de guia de cursos e certificações de TI que todo gestor deve fazer para a prestação de um bom serviço para todos os seus clientes.

A equipe de TI interna geralmente tem muitos outros projetos com os quais precisa se preocupar e por meio dos quais não será capaz de reagir rapidamente e lidar com o problema. Com os serviços gerenciados de segurança, as informações necessárias serão passadas para equipe interna a fim de colaborar com as melhores formas de cooperação.

Continuidade e segurança de dados

Computadores, servidores e softwares estão em constante mudança rapidamente. Manter a infraestrutura de TI no mais alto nível é um grande desafio. Se você trabalha com uma empresa externa de gerenciamento de segurança, terá mais do que atualizações de programas, mas também análises contínuas de vulnerabilidades com sistemas de segurança e as melhores formas de mitigar esses riscos.

Em resumo, os serviços gerenciados de segurança não são uma ferramenta nova, no entanto, o número de empresas que decidem sobre essa forma de manutenção de soluções de TI cresceu significativamente no mercado de tecnologia nos últimos anos.

Os empreendedores que buscam novas soluções e otimizam os custos de gerenciamento estão recorrendo, cada vez mais, a esse modelo de gestão. Vale ressaltar que é uma solução sob medida e o empreendedor tem a oportunidade de ceder as questões mais problemáticas na área de segurança e de infraestrutura de TI para especialistas externos.

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Com aviso antecipado de ameaças de segurança cibernética e fornecendo as descobertas práticas necessárias para uma resposta rápida, juntamente à capacitação dos profissionais de segurança, os clientes podem ter a certeza de que serão tomadas as decisões corretas de rede e segurança com base nas mais recentes informações sobre ameaças e construção da estratégia de segurança apropriada para a organização.

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