Com a constante evolução tecnológica, é importante que sua empresa esteja pronta para se adaptar às mudanças, principalmente acompanhar as tendências de TI. Para se manter forte no mercado, você, como gestor, deve saber quais novidades podem ser utilizadas para a melhoria de processos.

Quer saber mais sobre as tecnologias que estão em crescimento no momento? Continue acompanhando o nosso artigo!

Inteligência artificial

O tema, apesar de antigo, tem sido um assunto bastante discutido nos últimos anos. E a tendência mostra que a inteligência artificial pode ser muito bem utilizada em diversas situações. Aplicações que agem de forma autônoma, como carros, por exemplo, já são uma realidade e tendem a crescer ainda mais nos próximos anos.

Essa tecnologia tem o benefício de poder atuar em diferentes áreas, como a integração de dados e seleção de metodologias de criação, por exemplo. O seu uso tem como objetivo melhorar as tomadas de decisões e, consequentemente, entregar uma melhor experiência ao consumidor.

Aplicativos inteligentes

Seguindo o raciocínio do tópico anterior, dentro dos próximos anos, os aplicativos contarão cada vez maiscom a inteligência artificial em seus respectivos sistemas.

A adoção dessa tecnologia permite que as aplicações inteligentes tenham um contato cada vez mais próximos aos usuários. Grandes empresas de software como a Microsoft, a SAP e a Oracle, estão incorporando algumas das funções de Inteligência Artificial em seus softwares para melhorar as vendas, marketing e serviços.

Internet das coisas

Seguindo a ideia dos smartphones, o crescimento da tecnologia transformou radicalmente a ideia de conectar pessoas pela internet. A internet das coisas tem como objetivo tornar objetos comuns, como geladeiras e carros, por exemplo, em objetos inteligentes e conectados à internet.

Um dos grandes aliados dessa tendência é a própria Inteligência Artificial, graças a ela, os produtos podem ter um contato mais próximo aos humanos, trazendo mais facilidades para o dia a dia.

Dentro do varejo, por exemplo, o empreendedor pode contar com prateleiras inteligentes, que automaticamente calculam o número de produtos disponíveis no estoque, facilitando o controle na hora de solicitar novas peças para o fornecedor.

Gêmeo Digital

Dentro da empresa, os gerentes podem ter a ideia de procurar formas de melhorar os processos, com a finalidade de obter mais resultados. O problema ocorre quando a mudança pode prejudicar todo o processo. Para resolver a questão, os gêmeos digitais têm como finalidade criar uma cópia digital exata de cada etapa de uma certa atividade.

A sua utilização pode ajudar grandes indústrias a testarem novas estratégias para atender os prazos cada vez menores, melhorando a tomada de decisão.

Adaptação Contínua do Risco e da Confiança

Comentando um pouco sobre segurança, os hackers buscam, a cada dia, novas formas de praticar suas ações criminosas, utilizando vírus sofisticados para realizar seus ataques virtuais.

Para se prevenir, as empresas devem contar com a sua equipe de TI para garantir a segurança dos dados, investindo na análise contínua de risco e confiança, por exemplo. Utilizando o método CARTA (Continuous Adaptive Risk and Trust Assessment), os profissionais podem tomar decisões em tempo real para se prevenirem de eventuais problemas.

De forma geral, como vimos no artigo, tendências relacionadas à inteligência artificial e segurança são assuntos que você deve ficar atento para implementar na sua empresa. E você? O que achou das tendências de TI para 2018? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!