fbpx

Tanto a globalização quanto as novas tecnologias permitiram que novos modelos de comprovação de conhecimentos fossem criados e hoje é possível obter o reconhecimento por meio de uma certificação online em TI.

Os modelos online são tão aceitos que o antigo modelo de provas presenciais vem sendo aos poucos substituídos por esse novo tipo de conceito, no qual o candidato não precisa se deslocar até grandes centros para obter sua certificação.

Com isso, muitos profissionais estão buscando realizar essas provas para alavancar suas carreiras e conseguir melhores colocações no mercado. Neste post, vamos falar um pouco sobre o modelo online de certificação e as principais na área de TI. Confira!

A certificação online em TI

Até pouco tempo atrás, obter uma certificação de TI exigia, além da força de vontade dos candidatos, muito esforço. A maioria dos interessados não conseguia obter o documento não pela dificuldade das provas, mas por conta de não conseguir chegar ao local onde elas eram aplicadas.

Boa parte das certificações de renome são administradas por empresas americanas, que realizavam as provas apenas nos EUA. Com o passar do tempo, surgiram certificadores conveniadas no Brasil, porém, localizadas somente nos grandes centros — o que continuava a dificultar a vida de quem morava em locais isolados.

Contudo, o modelo de certificação online veio para garantir o acesso do maior número possível de profissionais aos documentos que certificam suas capacidades — o que, com certeza, amplia a possibilidade de carreira para eles.

Por conta disso, cada vez mais pessoas que trabalham especialmente com segurança da informação buscam por uma certificação online em TI para comprovar seus conhecimentos.

As principais certificações online em TI

Existem diversas certificações de TI e algumas delas podem contribuir para a sua carreira melhor que outras. Por isso, é preciso saber escolher muito bem quais os certificados que você buscará na hora de melhorar suas oportunidades.

Por mais que existam diversos tipos de certificado, vamos manter o foco na certificação online em TI voltada para a segurança da informação. Isso porque, nos últimos anos, esse tipo de conhecimento tem sido um dos mais procurados pelas empresas. A seguir você confere as principais da área.

CCISO – Certified Chief Information Security Officer

Voltada para gestores de Segurança da informação, essa certificação é de responsabilidade da EC-Council e já formou milhares de profissionais para liderar iniciativas em segurança e tecnologia.

O programa foi desenvolvido com o apoio de um grupo de consultores com ampla experiência na liderança de times de TI e foco em segurança da informação como forma de passar conhecimentos para a nova geração de gestores.

A prova tem 4 horas de duração e é composta por 250 questões de múltipla escolha, sendo que o candidato tem de alcançar um mínimo de 70% para a aprovação. Também é preciso comprovar 5 anos de experiência em TI sendo que, desses, 3 precisam ser nas áreas determinadas pela certificação.

EISM – EC-Council Information Security Management

Criada para servir como base para a CCISO, essa certificação exige um pouco menos de tempo de experiência de seus candidatos. Também é mantida pela EC-Council e não é preciso comprovar atuação em segurança da informação.

Durante o treinamento para a prova, o candidato verá todos os conteúdos da CCISO, porém, de forma mais rasa e sem tanta exigência — afinal, trata-se de uma certificação inicial.

A prova tem duração de 2 horas e, nesse tempo, o candidato deverá responder a 150 questões de múltipla escolha e é preciso 70% de acerto para obter a certificação.

CEH – Certified Ethical Hacker

A palavra hacker ainda leva muito a conotação de um cibercriminoso, mas isso vem mudando com o passar do tempo. Hoje, existe a figura do ethical hacker, um profissional especializado em realizar tentativas de invasão controladas para testar as defesas de uma empresa.

Com a ação cada vez maior de cibercriminosos e o aumento no número de ataques, mais empresas têm buscado profissionais com certificados como esse para testar sua capacidade de defesa contra ameaças externas.

EC-Council é a entidade responsável por controlar a CEH e aplicar suas provas. A prova não é online nativamente, é preciso realizar um upgrade do voucher recebido durante o treinamento.

Para os profissionais que estiverem interessados em buscar o certificado, é preciso enfrentar uma prova com 125 questões sobre diferentes temas e comprovar 2 anos de experiência em segurança da informação.

A certificação certa para a sua carreira

A escolha por uma certificação é algo muito pessoal e deve levar em conta, principalmente, quais são os seus objetivos como profissional e quais são os postos aos quais você pretende chegar.

Uma forma de avaliar quais são as certificações necessárias para um determinado cargo, por exemplo, é perguntar diretamente para quem ocupa aquela posição. Busque entender quais são as competências necessárias e, então, procure pelas certificações que atendam a essas demandas.

Outro ponto que você deve entender é que a certificação nem sempre atesta o seu real conhecimento. Elas são baseadas em provas e você pode se preparar com um material voltado para os questionamentos que serão feitos.

O ideal é colocar em prática diariamente o que você estudou para, aí sim, gerar um conhecimento que possa ser utilizado na empresa na qual você trabalha para ampliar suas oportunidades.

Uma certificação online em TI também é grande aliada para descobrir informações que você provavelmente não sabia e, por conta disso, não tinha como utilizar em seu dia a dia de trabalho.

Outro ponto a ser verificado durante a escolha de uma certificação online é o seu reconhecimento no mercado. Algumas são mais aceitas que outras e podem ter uma maior procura entre as empresas. Sempre observe esse fato antes de escolher por qualquer das certificações oferecidas.

Os cursos de capacitação

Independentemente da certificação escolhida por você, é preciso ter consciência de que a maioria das provas tem um alto grau de dificuldade e isso garante a qualidade dos profissionais certificados.

Porém, também exige que você se prepare da melhor forma possível para as provas e evite ser reprovado — o que implica em nova espera, mais estudo e novo pagamento das taxas de inscrição da avaliação.

Buscar por cursos especializados de capacitação é a melhor forma de se preparar para as provas, pois elas oferecem material especializado e específico voltado para cada certificação escolhida.

Com isso, você terá muito mais chances de obter sucesso logo em sua primeira tentativa e seguir no seu caminho em busca de novas conquistas e melhores colocações no mercado.

Como você pode ver, uma certificação online em TI pode abrir portas para qualquer profissional e é a chance de você obter reconhecimento mesmo não estando localizado em grandes centros.

A Strong Security conta com treinamentos especializados com material fornecido pelas entidades certificadoras e adaptados para um aprendizado otimizado. Então entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a conseguir a sua certificação!