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A modernização tecnológica trouxe com ela novidades e facilidades para o dia a dia das empresas, porém, com a adoção de várias tecnologias e múltiplos ambientes, os desafios do gestor de TI só aumentam.

Todos os dias surgem novos produtos, serviços e ameaças. Manter-se atualizado acerca da evolução da TI é uma dificuldade aparente. Como conciliar a gestão da equipe com o gerenciamento de um ambiente complexo e a multiplataforma que existe hoje?

No post de hoje, vamos buscar trazer para você 5 desafios atuais pelos quais todo gestor de TI passa e para os quais deve estar preparado. Ao mesmo tempo que vamos apresentando cada um desses itens, vamos mostrar como superá-los. Boa leitura!

Os desafios do gestor de TI

O ambiente de TI é volátil e pode sofrer mudanças a qualquer tempo. Ser um gestor adaptável é uma característica a ser desenvolvida por todo bom gerente de tecnologia da informação.

Estar atenta aos desafios e buscar romper barreiras faz parte da rotina diária da equipe de TI, e um bom líder pode fazer toda a diferença na busca por melhorar o ambiente tecnológico de sua empresa.

1. Alinhar a TI com a necessidade do negócio

Por muitas vezes, é difícil alinhar diversos setores da empresa para trabalharem em conjunto, e com o setor de TI não é diferente. A falta de objetivos e de conhecimento sobre quais as expectativas da empresa quanto ao departamento pode acabar por dificultar a prestação de serviços de qualidade.

Um setor de TI alinhado aos objetivos e às necessidades do negócio pode ser um diferencial para que a empresa alcance um novo patamar no mercado em que atua.

Para que a TI esteja alinhada àquilo que os diretores da empresa esperam, é necessário que sejam traçadas metas específicas para a equipe de tecnologia da informação. Essas metas podem ser medidas por meio de indicadores de desempenho, também chamados KPIs.

Com o feedback dos KPIs, o gestor de TI poderá verificar se a busca das metas está no caminho certo ou se deve reajustar alguma de suas estratégias.

2. Acompanhar tendências

Acomodar-se e não buscar por novas alternativas e soluções todos os dias deixará sua empresa para trás na corrida por melhorar seus produtos e serviços. Investir em tendências tecnológicas e buscar aprimorar-se é o ponto chave para um gestor de TI.

Como bom líder, deve-se incentivar a equipe a também buscar capacitação, mantendo o time sempre motivado e atualizado acerca das novas tecnologias existentes no mercado.

Adiantar-se em inovação em relação aos seus concorrentes pode garantir uma vantagem estratégica no mercado. Além de acompanhar inovações e lançamentos de novas tecnologias. É simples, basta inscrever-se em uma newsletter de um bom blog, cadastrar-se em feeds de notícias do tema ou buscar cursos rápidos online.

3. Equilibrar proatividade e reatividade

O trabalho do setor de TI pode ser dividido em dois pilares. A proatividade, com a qual a equipe vai buscar novas soluções e ferramentas para auxiliar a empresa em suas rotinas e a reatividade, com a qual a equipe é chamada a resolver algum problema existente nas soluções já adotadas pela empresa.

Uma equipe altamente proativa não atua em busca de novas soluções e tem dificuldade de lidar com os problemas diários que demandam sua atenção. Dessa maneira, pequenos incidentes podem trazer grandes prejuízos para o negócio, já que a equipe não está preparada para reagir aos problemas.

Uma equipe que foque em reação mais do que em proatividade terá um alto nível de retorno aos problemas apresentados pelas ferramentas em uso na empresa, porém apresentará dificuldades na busca por soluções que acabem com esses problemas. Com isso, a resolução de incidentes se torna rápida, mas os problemas serão recorrentes, uma vez que não se encontram alternativas que encerrem tais adversidades.

O gestor de TI deve saber balancear esses dois pilares do setor, de maneira a não priorizar nenhum dos dois. A palavra-chave, aqui, é equilíbrio. Conhecer bem sua equipe e saber realizar uma boa divisão de tarefas pode ajudar o gestor a superar esse desafio.

4. Superar sistemas legados

Sistemas antigos são um obstáculo a ser superado. Em muitas empresas, hoje, são mantidos sistemas desenvolvidos há muito tempo, os quais têm seu suporte realizado por colaboradores já próximos da aposentadoria.

Treinar um funcionário visando à manutenção dessas ferramentas não é uma boa solução, pois, com a evolução da tecnologia, em algum momento, esse sistema não será mais suportado pelas atuais plataformas.

Por mais difícil e desafiadora que seja a tarefa, é necessário recriar o sistema nos padrões de desenvolvimento atuais. O gestor deve convencer os diretores que esta é a melhor saída para encerrar as atividades de um sistema legado.

5. Garantir a segurança da informação

Guardamos para o final o maior desafio a ser enfrentado por um gestor de TI atualmente: a segurança da informação.

Como todo bom gestor de TI, você deve acompanhar as notícias do mundo tecnológico, então, deve ter lido em alguma publicação a respeito do vazamento de informações que ocorreu com o canal de televisão HBO, em 31 de julho de 2017. Foram roubados, por hackers que haviam invadido os servidores da empresa, mais de 1,5 terabytes de informação. Desde episódios de Game of Thronnes ainda não lançados a relatórios financeiros e roteiros.

Por último, e talvez o mais importante episódio recente na história da segurança da informação, a Equifax, serviço de proteção ao crédito dos EUA, teve, de maio a julho deste ano, seus servidores invadidos e dados de cerca de 143 milhões de americanos foram vazados. Entre as informações estão nome, número do seguro social, endereço e outros dados relevantes que podem ser usados para roubo de identidade.

Podemos dizer, com base nesses episódios recentes, que a segurança da informação é o maior desafio atual para o setor de TI. Investir em segurança é prioridade em grandes corporações e pequenas empresas. Todos estão expostos ao ataque de cibercriminosos e proteger os dados de sua empresa e de seus clientes, sob sua guarda, deve ser sua meta.

Contar com uma consultoria especializada em segurança que possa indicar quais as melhores ferramentas para a realidade de sua empresa é uma alternativa viável para se proteger de invasões e vazamentos.

Mostramos, neste post, os principais desafios do gestor de TI nos dias atuais e esperamos que você tenha absorvido as maneiras de melhor lidar com cada um desses desafios. Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude a divulgar esse conhecimento para os seus amigos e colegas!