fbpx

Você já ouviu falar nas vulnerabilidades zero day? Conforme novas tecnologias se tornam disponíveis para as empresas, os hackers refinam suas maneiras de atuação e buscam diferentes formas de alcançar dados sensíveis dentro das organizações.

O papel da TI é buscar proteger os ativos de tecnologia das empresas, utilizando ferramentas, metodologias e boas práticas para facilitar seu trabalho e garantir que as informações-chave do negócio estejam a salvo.

Contudo, para se proteger das principais ameaças existentes hoje, é preciso conhecê-las e, por conta disso, é que criamos este pequeno post. Aqui, vamos falar sobre as vulnerabilidades zero day, o que são e como você pode se proteger. Boa leitura!

O que são vulnerabilidades zero day?

As chamadas vulnerabilidades zero day são falhas de segurança que atingem programas de computador. Esse nome vem do fato de que essa brecha é desconhecida para a empresa desenvolvedora até o momento em que hackers ou bug bounty hunters descobrem.

Ou seja, utilizamos a nomenclatura de zero day quando um sistema é comprometido por um malware antes que o fabricante tenha consciência disso, descobrindo a vulnerabilidade apenas no momento do ataque.

A classificação desse tipo de problema se dá de duas formas:

  • falhas de segurança graves, mas que ainda não foram descobertas e utilizadas por hackers;
  • vulnerabilidades de segurança graves que são desconhecidas dos desenvolvedores, mas já são utilizadas para ataques.

A ideia que se passa por meio do nome vulnerabilidade zero day é a gravidade e a urgência necessária na correção dessas brechas, uma vez que muitos usuários podem ser atingidos.

Geralmente, existem duas formas básicas em que tais brechas são descobertas. A primeira é quando whitehackers, hackers do bem, se reúnem para identificar e reportar falhas de segurança em softwares. A segunda é quando os blackhackers, os cibercriminosos, buscam encontrar brechas de segurança que possam ser utilizadas em seus ataques.

Na maioria dos casos, buscam esse tipo de falha em softwares populares e amplamente utilizados ao redor do mundo. Isso porque ao encontrar uma brecha como essa, o número de usuários que se pode atingir é muito maior.

Como funciona a exploração de vulnerabilidades zero day?

Os cibercriminosos estão sempre em busca de novas formas de atuação e as vulnerabilidades zero day nem sempre são iguais ou possibilitam determinadas atuações, sendo que sua exploração depende muito da própria falha e as possibilidades que ela abre para o atacante.

Por exemplo, hackers podem descobrir uma determinada falha que permita a disseminação de um vírus na rede e ele pode circular por anos até que, enfim, sua presença seja detectada e a brecha corrigida.

Contudo, mesmo que a correção ocorra, por meio de um patch lançado pelos desenvolvedores, o cibercriminoso ainda pode continuar tirando proveito disso, uma vez que nem todos os usuários atualizam seus sistemas.

Uma situação muito parecida ocorre também quando especialistas em segurança, os whitehackers, descobrem falhas e avisam os desenvolvedores. Quando isso acontece, a brecha se torna pública e os cibercriminosos também tentam utilizá-la, partindo do princípio de que nem todos os usuários atualizarão seus programas. No entanto, ela deixa de ser chamada de zero day.

Um dos grandes exemplos que tivemos nos últimos anos foi o ransomware WannaCry, um dos maiores ataques da história da computação. Por meio de uma falha no sistema operacional Windows, mais de 200 mil máquinas foram contaminadas em 150 países. O Brasil foi o quinto país mais afetado e os cibercriminosos cobravam cerca de U$300 para a liberação dos arquivos dos usuários.

Quais as consequências das invasões?

Existe uma série de complicações que um ataque hacker pode trazer para a sua empresa, mas separamos as principais entre elas.

Perda de dados

Com a transformação digital, boa parte das informações fundamentais para o funcionamento dos negócios estão dentro dos sistemas utilizados pela empresa, por exemplo, cadastros de clientes, dados logísticos, financeiro, entre outros. Ao sofrer um ataque, boa parte dessas informações pode ser perdida, o que pode levar ao colapso do negócio em casos que não há nenhum tipo de plano de recuperação.

Sistemas danificados

Algumas falhas são exploradas por cibercriminosos que não estão interessados em retorno financeiro, apenas em destruir os arquivos e prejudicar os usuários. Em casos como esses, vírus que deletam partes importantes de sistemas são distribuídos por meio das vulnerabilidades zero day, fazendo com que os programas deixem de funcionar corretamente, exigindo manutenção em massa de todas as máquinas de uma empresa.

Roubo de informações

Por fim, temos o roubo de dados, uma das atividades mais lucrativas realizadas pelos hackers, uma vez que eles podem exigir um resgate para a devolução dessas informações, vendê-las no mercado negro ou, até mesmo, divulgá-las apenas para prejudicar a empresa.

Com o advento de legislações, como a LGPD, invasões e vazamentos de dados não prejudicam mais apenas a imagem das organizações, elas podem ser punidas com sanções em formas de multa e, até mesmo, impedimento da coleta de novos dados.

Como é possível se proteger?

Claro que existem formas de buscar se proteger de ataques que explorem vulnerabilidades zero day. Reunimos algumas dicas para auxiliar você.

Prevenção

Você conhece todos os programas utilizados dentro da empresa? Manter uma lista acerca dos sistemas em uso e verificar de forma constante possíveis notícias sobre falhas e brechas faz parte de uma rotina de prevenção de ataques.

Atualização constante

Busque manter todos os seus programas sempre atualizados, evitando ser vítima de brechas já corrigidas pelos desenvolvedores, mas que ainda são utilizadas pelos cibercriminosos em seus ataques.

Manutenções periódicas

Outro ponto muito importante para se proteger é manter uma manutenção constante de todas as máquinas em sua empresa, evitando programas desconhecidos de sua equipe e garantindo que tudo esteja atualizado.

Sistema de segurança

Ferramentas de segurança, que reúnem todas as informações acerca de atualização, programas em uso, controle de acesso e outros dados são fundamentais para uma política de proteção eficaz.

A consultoria em segurança da informação por uma empresa especializada também é interessante para auxiliar a descobrir quais são as brechas existentes em sua organização além das vulnerabilidades zero day.

A Strong Security é especializada em segurança da informação e pode ajudar você a proteger-se contra brechas e ataques de cibercriminosos. Entre em contato conosco e saiba como!