fbpx

Você sabe qual o tamanho do impacto de uma violação de dados em sua empresa. Boa parte das organizações só entendem o quão prejudicial pode ser isso quando realmente acontece. Conforme a tecnologia avança e se populariza, mais pessoas mal-intencionadas têm acesso a ferramentas de invasão e buscam prejudicar empresas com o objetivo de lucrar.

Isso significa um alto risco para as organizações, que na maioria das vezes, acabam não investindo o necessário em segurança da informação e arcam com sérios prejuízos. Vamos entender melhor ao longo deste post!

O custo da violação de dados

Vazamentos de dados têm um alto custo para qualquer empresa e isso não é segredo, mas qual o real impacto financeiro dessas violações de segurança? Segundo o Breach Level Index, pesquisa realizada pela Gemalto, desde 2013 até o fim de 2018, mais de 14 trilhões de registros de dados foram perdidos por conta de vazamentos, um número impressionante.

Apenas no ano de 2018, no primeiro semestre, a cada segundo eram vazados, em média, 291 registros de dados em todo o mundo, mostrando que a confidencialidade é um problema sério em todos os lugares.

Conforme leis de controle, como a LGPD, são formuladas e sancionadas pelos governos, o risco financeiro das invasões aumenta cada vez mais. Um relatório emitido pela IBM destaca que a média de prejuízos com vazamentos no Brasil foi de U$1,4 milhão de dólares. Cerca de U$69 por registro vazado.

Com a LGPD e as multas derivadas de sua regra, esses custos tendem a aumentar ainda mais, emitindo um alerta de que as empresas precisam investir em segurança da informação.

As empresas mais sensíveis

Os vazamentos de dados são, geralmente, realizados por hackers que têm como objetivo gerar algum lucro. Com isso, eles têm maior interesse em determinadas informações em relação às outras.

Na maioria das vezes, eles estão em busca de dados que possam ser revendidos, sequestrados ou utilizados como forma de chantagem, sempre objetivando ter algum tipo de vantagem financeira. Os alvos principais são empresas que detenham os seguintes dados:

  • números de cartões de crédito;
  • registros pessoais de clientes como CPF e identidade;
  • processos de fabricação secretos;
  • códigos fontes de aplicações;
  • dados corporativos sigilosos;
  • listas de clientes e dados pessoais.

As boas práticas de segurança

Ter um bom conhecimento acerca da importância da segurança da informação é fundamental na hora de se proteger contra violações de dados. A segurança da informação é um investimento, que evita que sua empresa sofra prejuízos devido a invasões e roubo de dados, lidando com uma imagem desgastada e problemas judiciais.

Entre as melhores práticas para evitar uma situação como essa estão:

  • treine sua equipe: gere conhecimento em todo o time de colaboradores;
  • cumpra a legislação: cumprir as determinações da lei já inclui inserir várias proteções em seus processos;
  • avaliar vulnerabilidades: monitorar todos os processos existentes;
  • desenvolver um plano de resposta: garantir a continuidade em caso de falhas.

A violação de dados é um problema sério enfrentado por todas as empresas, sendo que boa parte dos gestores já sabe a importância de investir em segurança e proteger suas informações.

Não sabe por onde começar? Comece entrando em contato conosco e entendendo como podemos auxiliar você!