fbpx

Quem trabalha com o mundo digital já deve estar familiarizado com o conceito de analytics. Ele se refere ao uso de dados para analisar o objeto que quisermos. O Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta da Google pela qual é possível obter informações de sites e aplicativos e, com isso, fazer análises para ajudar a traçar estratégias de atuação online.

Com isso, é possível traçar um paralelo com o conceito de security analytics. Trata-se de uma ferramenta que usa análises precisas de dados para tratar ameaças e riscos à segurança do negócio. Com ela, é possível tratar uma grande quantidade de dados, mesmo que as demais ferramentas de segurança não estejam todas integradas.

Neste artigo, vamos ver o que é security analytics e quais são as vantagens que o seu uso traz para as empresas. Acompanhe!

O que é security analytics?

Não é segredo que, conforme a tecnologia avança, os criminosos avançam junto. As empresas precisam estar sempre alertas e um passo à frente para impedir que tudo aquilo que construíram com esforço e custo seja destruído ou caia em mãos erradas.

O security analytics é mais um passo nessa direção. É uma ferramenta capaz de coletar e analisar uma enorme quantidade de dados, de diferentes fontes, de forma automatizada, mesmo que os diversos sistemas de proteção da empresa trabalhem de forma isolada.

Utilizando capacidades de inteligência artificial e machine learning, ela detecta anomalias, gerando alertas e produzindo relatórios que identificam as origens e causas da ameaça, o que permite à TI responder aos problemas com mais rapidez e de forma mais efetiva.

Quais são as vantagens de usar security analytics na empresa?

O security analytics traz uma série de vantagens para a segurança digital da companhia, sendo capaz de analisar volumes enormes de dados de forma automatizada, provendo uma visão geral da companhia e eliminando trabalho manual da equipe de TI. Acompanhe!

Visão unificada da empresa

O security analytics estrutura os dados de tal forma que oferece tanto uma visão em tempo real quanto do histórico da empresa. Isso fornece uma visão unificada das ameaças e brechas a partir de um console central que possibilita um planejamento melhor, resoluções mais rápidas e decisões mais bem fundamentadas.

Monitoramento de comportamento de usuários na rede

Existem cada vez mais portas de entrada nas redes corporativas, o que aumentam as ameaças e tornam o trabalho de TI muito mais complexo. O security analytics é capaz de automatizar a coleta e análise de dados, liberando a equipe de tecnologia, que normalmente já é sobrecarregada, desse tipo de rotina. 

O sistema confere as informações em tempo real, gerando alertas e relatórios sem a necessidade de supervisão humana.

Investigação de alerta de ameaças

O sistema consegue capturar e armazenar uma grande quantidade de dados de forma não intrusiva. Ao capturar os insumos em rede, ele é capaz de detectar novos dispositivos e sistemas sem necessidade de intervenção humana.

Além disso, identifica rapidamente as tentativas de ataque ao sistema, cruzando informações e emitindo alertas que mostram as origens e causas, sugerindo simultaneamente medidas para eliminar os riscos. Assim, a TI fica mais bem preparada para lidar com possíveis ameaças à rede corporativa, além de conseguir responder mais rapidamente, reduzindo o impacto de eventuais ciberataques.

Detecção de vazamento de dados

Como o security analytics monitora todos os ambientes da empresa de forma integrada, ele consegue detectar possíveis vazamentos de dados, gerando alertas que mostram sua origem e quais usuários podem ser responsáveis pelo vazamento.

Monitoramento de rede

É muito comum que os servidores sejam atacados de dentro da rede, com os hackers próximos do mainframe. O analytics consegue monitorar a rede em tempo real, de forma não intrusiva. Assim, os criminosos não têm como saber que estão sendo monitorados e podem ser identificados enquanto atuam.

Manutenção de políticas de compliance

Uma das principais funções das ferramentas de analytics é colaborar com as políticas de compliance das empresas em relação às regulamentações do setor e exigências legais. Isso se torna ainda mais importante com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil, que tem exigências muito mais estritas na coleta, tratamento e uso de dados de usuários.

Com o security analytics, todos os dados são monitorados e armazenados corretamente em caso de necessidade para auditoria, o que permite aos gestores observar de perto dados que são regulamentados e identificar possíveis falhas de compliance.

Utilização de dados de fontes desconhecidas

Muitas empresas têm um enorme número de fontes de dados que são subutilizadas. Elas podem ser, no entanto, a chave para entender ameaças de segurança. Com práticas efetivas de segurança digital e anlytics, é possível integrar cada vez mais fontes para se somar aos esforços já existentes de proteção.

Combinação de flexibilidade e inteligência

As ferramentas de security analytics são capazes de fornecer uma visão integrada de dados de log e eventos, com fluxos e pacotes de rede, dados de vulnerabilidade e ativos e inteligência de ameaças.

Além disso, sua implantação e manutenção são relativamente fáceis, o que explica por que esse tipo de solução vem sendo adotado cada vez mais nas empresas.

Como escolher a melhor ferramenta?

Agora que você já conhece os benefícios de usar uma ferramenta de security analytics, fica a pergunta: qual sistema escolher?

Para ajudar nessa seleção, nada melhor do que contar com uma consultoria especializada. A Strong Security pode ajudar nesse processo. Somos uma empresa focada em soluções de segurança da informação, com vasta experiência em consultoria e serviços gerenciados.

Em conjunto de nossos parceiros, disponibilizamos uma ampla gama de soluções, sempre de acordo com as necessidades dos nossos clientes, a partir de uma análise personalizada.

Agora você já sabe como security analytics pode fazer a diferença na segurança da informação para a sua empresa. Ele tem uma enorme capacidade de analisar dados de forma integrada e detectar ameaças com grande rapidez, tornando-se uma ferramenta indispensável para a TI.

Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo e converse com um de nossos especialistas!