SASE: TECNOLOGIA PROMISSORA QUE DESAFIA O CONCEITO DE FIREWALL!
O avanço tecnológico que vivemos, juntamente com a crescente tendência de empresas migrando seus sistemas para soluções em nuvem e SaaS, introduz uma complexidade adicional em relação à Segurança da Informação. Além disso, a prática do Shadow IT, onde funcionários utilizam soluções tecnológicas não aprovadas oficialmente pela empresa, amplia ainda mais os riscos. Com as novas modalidades de trabalho, como o home office, surgem desafios adicionais. Após a pandemia, o número de pessoas trabalhando de forma remota disparou, levando o mundo a uma readequação do ambiente de trabalho. O isolamento social fez com que muitas organizações, quando viável, adaptassem seus funcionários ao modelo home office. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), estima-se que 7 milhões de brasileiros estejam trabalhando remotamente. Diante deste cenário, torna-se imperativo estabelecer uma governança de dados efetiva que garanta a segurança e integridade das informações.
TUDO NA NUVEM! MAS E A SEGURANÇA?
Com a dominação do home office, as organizações precisaram adaptar suas infraestruturas tecnológicas para ambientes em nuvem, o que dificultou de forma significativa as medidas de segurança, já que em um ambiente de rede limitado é muito mais fácil fazer com que as políticas de segurança sejam seguidas. Além disso, os riscos de ataque cibernéticos cresceram tão rápido quanto a própria pandemia, um estudo da Check Point Research (CPR) indicou aumento de 122% em ataques a instituições de ensino e de 64% em organizações de saúde em julho de 2022 no país. Já a Kaspersky mostra que apenas no primeiro quadrimestre de 2022, as PMEs (pequenas e médias empresas) registraram aumento de 140% em ataques.
E COMO A TECNOLOGIA SASE PODE SER ÚTIL E REALMENTE INOVADORA?
O SASE é como uma evolução na forma de gerenciar a segurança e o tráfego de redes. Antes, as empresas usavam uma técnica onde todo o tráfego das filiais era direcionado para um local central (data center) para ser verificado. Isso era feito através de conexões MPLS privadas e de um Firewall.
Agora, com o SASE, essa verificação e gestão de segurança são feitas diretamente na nuvem. Isso significa que as regras de segurança, que antes eram controladas pelo Firewall, agora são gerenciadas de forma remota e centralizada na nuvem. Isso torna mais fácil monitorar o tráfego e aumenta a segurança, pois todas as regras e verificações estão em um único lugar.
STRONG SECURITY BRASIL FIRMA PARCERIA COM A CATO NETWORKS, PROVEDORA SASE:
A Strong Security Brasil, referência no mercado de treinamentos, soluções e serviços, incluindo Serviços Gerenciados de Segurança da Informação, tem como missão fornecer aos clientes e parceiros os melhores serviços e tecnologias capazes de promover um ambiente tecnológico respaldado na Segurança da Informação. Por isso, recentemente a empresa adicionou ao quadro de parceiros a CATO Networks, empresa fabricante da tecnologia CATO SASE CLOUD.
COMO FUNCIONA A CATO SASE CLOUD?
A CATO SASE CLOUD fornece um serviço global convergente nativo em nuvem que conecta seguramente e otimizada todas as filiais, data centers, pessoas e nuvens. A CATO pode ser implantada gradualmente para substituir ou aumentar os serviços de rede legados e as soluções de ponto de segurança.
Veja na prática como funciona este processo:
A solução SASE da CATO NETWORKS é baseada em sua pilha de segurança nativa em nuvem, chamada SSE 360. Esta solução é construída usando a arquitetura Cato Single Pass Cloud Engine (SPACE) e cobre as seguintes capacidades:
- Secure Web Gateway (SWG): Um portal seguro para acesso à web.
- Cloud Access Security Broker (CASB): Atua como intermediário entre os usuários e os provedores de serviços em nuvem para garantir a segurança das políticas de uso.
- Data Loss Prevention (DLP): Previne a perda de dados, garantindo que informações sensíveis não saiam da rede corporativa.
- Remote Browser Isolation (RBI): Isola a navegação remota para proteger a rede de ameaças da web.
- Zero Trust Network Access (ZTNA/SDP): Garante que apenas usuários e dispositivos confiáveis tenham acesso à rede, independentemente de sua localização.
- Firewall as a Service (FWaaS): Um firewall fornecido como um serviço, juntamente com Prevenção Avançada de Ameaças (como IPS e antimalware de próxima geração).
AGORA COM A CATO AS SOLUÇÕES DE SERVIÇOS GERENCIADOS DA STRONG SECURITY BRASIL ESTÃO UM PASSO À FRENTE!
Com essa tecnologia a Strong Security Brasil fornece um upgrade nos serviços gerenciados e de monitoramento (Security Operation Center), incluindo em seus serviços recursos adicionais como: Secure Web Gateway (SWG), CASB, DLP, ZTNA, Firewall.
“Estamos felizes e animados em apresentar para o mercado brasileiro essa tecnologia, que não somente representa um avanço positivo em nossos esforços para impulsionar e melhorar a cultura e a segurança da informação na prática, mas também faz com que nós, enquanto Strong Security Brasil, sejamos capazes de fornecer os melhores serviços, soluções e produtos para nossos clientes e parceiros” declara Dario Caraponale, CEO da Strong Security Brasil.