fbpx

Os sistemas de computador e a internet estão presentes no nosso dia a dia, e sem eles é quase impossível realizar negócios. Como resultado, ameaças à segurança de sistemas estão se tornando mais comuns e todas as empresas e organizações são forçadas a responder a isso. 

Não é mais possível criar um sistema ou uma rede que impeça completamente as ameaças à segurança, e a chave para minimizar os danos é a resposta a incidentes. É preciso ter uma boa equipe de profissionais qualificados para que não ocorra o vazamento de dados ou problemas com funcionamentos de recursos. 

Um time de resposta a incidentes de segurança compartilha relatórios fundamentais para a organização e também observa e discute pontos centrais para a proteção de ativos. Abordamos aqui boas práticas que devem ser tomadas pelo time de resposta a incidentes. Acompanhe!

Integração de sistemas

Integração é a palavra-chave para obter bons resultados na resposta a incidentes de segurança. Softwares que não interagem inviabilizam a visualização completa do cenário, bem como a resposta rápida a situações que possam prejudicar o andamento dos processos de trabalho. A comunicação entre ferramentas deve ser priorizada e assegurada.

Diversas iniciativas podem ser tomadas para essa finalidade. Um exemplo é o OpenDXL, que permite conectar produtos de vários fornecedores. Isso acontece por essa solução ser de código aberto, permitindo o desenvolvimento personalizado de acordo com a demanda, bem como acesso seguro e interações leves com a obtenção de novos dados em tempo real.

Realização de análises preditivas

A análise preditiva é uma técnica analítica avançada, que pode ser usada para prever o valor em que uma variável específica pode ocorrer com base em dados históricos. Em resumo, isso significa uma análise para prever eventos que ocorrerão a partir de registros anteriores. Logo, é preciso contar com o empenho da equipe de resposta a incidentes para antecipar possíveis desvios que coloquem em risco a continuidade dos negócios.

Por meio de softwares, também conhecidos como SIEM, a análise preditiva avançada não se limita a empresas específicas. Com o advento de ferramentas para executar essa tarefa, a resposta a incidentes de segurança se torna viável por meio de operações interativas e a introdução de serviços em nuvem. Afinal, estamos agora em uma era em que análises preditivas avançadas são possíveis e indispensáveis.

Aprimoramento de segurança por detecção de fraude

Mediante a resposta a incidentes, se torna viável proteger as informações gerenciadas pela empresa e pelos profissionais que trabalham nela. A detecção completa de fraudes por meio de análise preditiva impede o acesso não autorizado a redes internas por terceiros, resultando em mais segurança. Isso protege a empresa e seus stakeholders.

Outro exemplo de aprimoramento e detecção de fraudes é a adoção de um antivírus de última geração que implementa EDR (Endpoint Detection & Response). Ele permite analisar o fluxo de eventos que ocorre no terminal em tempo real e avalia a possibilidade de uma violação de segurança. Isso torna possível lidar com ataques que eram difíceis de detectar com antivírus convencionais, como os executados sem o uso de malware.

Proatividade da equipe

A proatividade é um pilar fundamental para obter efetividade no time de resposta a incidentes de segurança. Em vez de agir apenas de modo reativo, ser proativo é a maneira de promover a proteção dos ativos da organização. Desse modo, entender o ambiente de negócios e identificar ativamente as ameaças permite tomar medidas que antecipem ataques.

A proatividade facilita esclarecer o papel que a equipe de resposta a incidentes deve desempenhar. Isso gera a possibilidade de decisão com antecedência sobre quais eventos serão definidos como incidentes de segurança, o que deve ser protegido contra eles, quais prioridades serão estabelecidas e quais ações serão tomadas para alcançar os objetivos estabelecidos.

Comunicação efetiva

É preciso lembrar que a equipe de resposta a incidentes de segurança não é apenas marcada por conhecimento técnico, mas por habilidades de comunicação. O papel do time não é apenas responder tecnicamente a incidentes, mas receber relatórios de possíveis riscos e confirmar seu conteúdo, identificando com precisão os dados de incidentes para os gestores. Ao trabalhar com especialistas externos, essa capacidade deve ser ainda mais importante.

Busque disponibilidade 24/7, pois ao observarmos a rotina do fluxo de trabalho corporativo, sempre há a necessidade de suporte. Quando se trata de incidentes de segurança, todo o monitoramento deve ser feito em tempo real, com o envio de alertas e notificações imediatamente. Isso permite que a tomada de decisão seja feita em tempo hábil.

Treinamento adequado

Esse é um exercício prático para lidar com a resposta a incidentes de segurança. O grupo deve ter um treinamento adequado à situação do evento que ocorrerá e considerar o conteúdo apropriado das instruções. É necessário discutir com o time sobre o gerenciamento organizacional, como escalação, instruções, solicitações e notificações aos departamentos relacionados.

Também deve ser considerada a melhor resposta com base nas informações fornecidas. Isso abrange ter feedbacks mais inteligentes e precisos, pois os profissionais vão se especializando e aprofundando seu conhecimento em ferramentas de automação, bem como melhores práticas de resposta eficiente aos riscos identificados.

Uma boa dica de treinamento para esta equipe pode ser o ECIH (EC-Council Certified Incident Handler).

Alto grau de comprometimento

O comprometimento também é importante. Responder a incidentes de segurança não é apenas um problema do departamento de TI, mas de gerenciamento em toda a empresa. Isso deve ser posicionado como um investimento para proteger as atividades corporativas e deve ser abordado com uma atitude positiva.

Em diversos casos, por motivos de receita e pouca expertise da empresa, o outsourcing (parceria com uma empresa especializada) se mostra uma boa solução — podendo ser em todo o processo de resposta a incidente de segurança ou em parte dele. Por isso, é importante fazer o mapeamento e o engajamento de todos os envolvidos nos processos para que escolher entre as boas opções disponíveis no mercado.

A iniciativa de contratar uma empresa especializada para realizar o treinamento adequado da equipe se torna fundamental para ter melhor qualidade na resposta a incidentes. Isso gera vantagens como a elevação da qualificação do grupo, a otimização em menor tempo e melhor qualidade na execução das tarefas.

Agora que você sabe mais sobre o assunto, aprenda a se proteger das ameaças persistentes avançadas. Até a próxima!