fbpx

O teste de invasão é uma solução útil na hora de determinar o nível de proteção dos sistemas. Ele deve ser realizado periodicamente, pelo menos uma vez ao ano, para buscar por erros e aperfeiçoar os sistemas, ainda mais em sites brasileiros – que precisam arcar com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e preza pela privacidade e gerenciamento dos usuários.

Para saber como proceder na hora de realizar o teste, conheça um pouco mais da solução e contate a Strong Security Brasil, caso precise de mais informações!

O que é um teste de invasão?

O teste de invasão é uma série de procedimentos realizados, por analistas experientes, utilizados para analisar o nível de segurança de sistemas. A estratégia pode ser usada para avaliar:

  • computadores/notebooks;
  • servidores;
  • componentes de rede;
  • banco de dados;
  • aplicações e outros sistemas que utilizem processamento de dados.

O teste de invasão verifica qual será o comportamento dos itens analisados ao sofrer um ataque cibernético externo. Ele pontua as possíveis vulnerabilidades e descobre quais são os pontos fracos do sistema.

O sistema pode ser verificado com três tipos de testes de invasão:

  • blackbox: quando o ataque é realizado sem nenhuma informação sobre a estrutura tecnológica do sistema. É o mais utilizado, pois normalmente os hackers não têm conhecimento prévio do servidor da empresa;
  • whitebox: o invasor tem acesso a todas as informações do sistema e consegue analisar a infraestrutura de maneira mais ampla;
  • graybox: quando o profissional responsável do teste tem acesso apenas alguns dados do sistema e verifica pontos específicos vulneráveis a invasão.

Quais os passos necessários ao fazer um teste de invasão?

Para realizar o melhor procedimento, a Strong Security Brasil recomenda seguir estes passos:

Vulnerabilidades e análise de rede

Na primeira etapa, o objetivo é mapear as condições do sistema e descobrir quais as possíveis vulnerabilidades oferecidas por ele. Aqui é possível analisar a eficácia das camadas de segurança que a empresa adota.

Planejamento

Para realizar um teste de invasão com sucesso é preciso organizar os procedimentos, prevendo os tipos de testes necessários. No planejamento, é preciso ter em mente o tempo necessário para se realizar o teste, pois mesmo com o teste estruturado, demanda-se um certo tempo para realizar todas as análises necessárias. E tudo irá depender do tamanho do sistema ou da quantidade de servidores e ativos que fazem parte do escopo de teste.

Alinhamento da equipe

Selecione previamente quais os colaboradores da empresa estarão envolvidos no teste de invasão. Assim será possível ter mais controle, caso algum incidente ocorra, além de obter mais aprendizado e garantir os resultados de modo adequado.

Testar todas as possibilidades

Além dos testes de invasão óbvios, realize testes de vulnerabilidades em pontos não mencionados, a fim de encontrar possíveis falhas e aperfeiçoar o sistema.

Monitoramento

Escolha as ferramentas de controle que devem ser analisadas durante a invasão, assim será possível verificar os dados sobre o que está acontecendo no servidor e saber quais os diagnósticos finais. Os resultados devem ser muito bem fundamentados, além de pontuados todos os erros e procedimentos durante a invasão.

Relatórios

Para que o teste de invasão tenha sucesso, é preciso apresentar o levantamento dos dados colhidos durante o teste para os profissionais da empresa responsáveis por corrigir as falhas e bugs dos servidores. Para quem não é da área, o relatório deve expor as desvantagens do sistema vulnerável e quais os riscos que a empresa corre com essas falhas.

Quer saber mais sobre medidas de proteção para os seus sistemas? Confira os conteúdos da Strong Security Brasil e garanta a sua segurança digital!