fbpx

Os ataques cibernéticos, que visam o acesso a dados confidenciais, informações financeiras e segredos comerciais, estão se tornando cada vez mais sofisticados e estão em constante aprimoramento. Os cibercriminosos se aproveitam de vulnerabilidades desconhecidas pela empresa para roubar tais informações. Portanto, empresas de diversos setores devem se manter um passo à frente, e existem profissionais capacitados para auxiliar nessa jornada de segurança: os hackers éticos.

O termo hacker ético pode parecer redundante para muitos, devido ao histórico associado à palavra “hacker”. No entanto, tal preocupação está diminuindo quando se trata dos profissionais dessa área, como cada vez mais necessários no cenário atual, já que a cada ano o número de ataques e vazamentos de dados aumenta consideravelmente. As empresas estão percebendo os benefícios de contratar hackers éticos, tendo em vista que com seu auxílio é possível mitigar vulnerabilidades, investigar incidentes e desenvolver softwares seguros para sistemas de computadores, redes e aplicações, e, a longo prazo, prevenir perdas econômicas.

Neste post você entenderá como está o mercado de trabalho para um hacker ético! Acompanhe.

Como está o mercado de trabalho para um hacker ético?

O mercado de trabalho de hackers éticos está em ascensão. Como mencionado anteriormente, devido ao aumento dos ataques cibernéticos, as empresas têm percebido a necessidade de investir em segurança. Consequentemente, o capital investido nesses segmentos aumentou significativamente. De acordo com a CNN Brasil, o mercado nacional tem se dedicado ao investimento em segurança devido ao aumento de ataques em até 330% durante o período pandêmico.

As funções do hacker ético consiste em analisar o ambiente empresarial em busca de vulnerabilidades e explorá-las de forma controlada, permitindo que as organizações adotem as medidas necessárias para mitigar essas brechas que podem ser exploradas por cibercriminosos. Dada a natureza dessas funções, é de se esperar uma alta demanda por esses profissionais, uma vez que só é possível desenvolver um plano de segurança eficiente ao se conhecer suas falhas.

Equipes de Red Team estão sendo cada vez mais valorizadas pelas organizações, pois ter essas equipes permite que as instituições estejam em conformidade com as normas de segurança nacional. Isso não apenas promove o aprimoramento interno, mas também melhora a imagem da organização perante o público. A plataforma BugHunt, que conecta profissionais qualificados a empresas, relata um crescimento de 140% no último ano na colaboração entre empresas e hackers éticos. Além disso, Bruno Telles da plataforma afirma que, toda semana, no mínimo duas empresas buscam estabelecer conexões com “hackers do bem”.

Quer saber mais sobre a profissão de Hackér Ético? Clique aqui e veja o corte do 2º episódio do Be Strong Cast, sobre o que é necessário para atuar como hacker ético: 

Como se destacar nesse mercado?

A pergunta que fica é: Como se destacar nesse mercado com tamanha demanda?

Seja de forma autônoma ou como membro de uma equipe Red Team, é essencial se destacar em um mercado tão exigente. É um fato que os profissionais devem se manter atualizados em relação aos métodos e ferramentas utilizados por hackers mal-intencionados, ser autodidata é valorizado pelas instituições contratantes desse setor.

Porém, possuir apenas conhecimento não é suficiente; é necessário credenciar suas habilidades. Dificilmente o mercado de trabalho dará preferência a um profissional com pouca experiência ou sem evidências do seu conhecimento, portanto, para se colocar no mercado de trabalho e destacar-se a opção mais viável é a jornada da certificação.

Existem diversos treinamentos que preparam o profissional para o mercado de hacker ético, como por exemplo, o Ethical Hacking Essentials (EHE), Certified Ethical Hacker (CEH v12), e, Computer Hacking Forensic Investigator (CHFI). Tais treinamentos são os mais reconhecidos e requisitados pela EC-Council e proporcionam não apenas aulas teóricas como também a experiência em laboratório prático.

Para saber sobre cada certificação mais acesse a página de treinamento da Strong Security Brasil: https://www.strongsecurity.com.br/treinamentos/

Gostou do Conteúdo?

Se você gostou do conteúdo deste post, compartilhe em suas redes sociais!