fbpx

A tecnologia continua a crescer em velocidades vertiginosas, à medida que mais inovações no setor digital parecem ocorrer quase que diariamente. Acompanhar esse ritmo acelerado e garantir que sua organização aproveite ao máximo o investimento em TI não é tarefa fácil.

A gestão de ativos de TI pode ajudar a reduzir os custos extras de manutenção, usar as licenças de forma otimizada, reduzir o número de ativos não utilizados e os riscos de segurança, melhorar as auditorias, aumentar a eficiência de outros processos ITIL, fazer compras efetivas e formular orçamentos precisos.

Quer entender um pouco mais sobre esse processo tão importante para as empresas em tempos de transformação digital? Acompanhe este artigo!

O que é a gestão de ativos de TI?

A gestão de ativos de TI — ou ITAM, do inglês IT Asset Management — é um tipo de gerenciamento de negócios que está diretamente ligado à infraestrutura de TI de uma empresa. Com a ITAM, os profissionais analisam o inventário total de hardware e software corporativo de uma organização e tomam decisões abrangentes sobre fornecimento, uso e todos os outros aspectos relacionados ao ciclo de vida de um ativo.

A ITAM inclui uma revisão dos ativos atuais usados, garante a conformidade do licenciamento e rastreia como os recursos de tecnologia estão sendo usados e onde as alterações podem ser necessárias.

Por que esse processo é importante para a empresa?

A TI gerencia uma grande proporção dos recursos de uma empresa. Os ativos de TI são caros de adquirir e manter. Como resultado, a gestão de ativos desempenha um papel fundamental em ajudar as equipes de TI a garantir o uso eficiente dos recursos da organização no suporte às necessidades dos usuários e das funções de negócios.

Depois de ter implantado um sistema de gerenciamento de ativos de TI orientado por metas, é possível ver benefícios como:

  • mais eficiência no gerenciamento de projetos;

  • melhor segurança da informação;

  • conformidade de software aprimorada;

  • melhor comunicação entre as unidades de negócios;

  • melhor atendimento ao cliente por meio da disponibilidade de dados simplificada;

  • redução de custos de ativos de TI por meio de revisão consistente;

  • processo de orçamento simplificado e tomada de decisões por meio do aumento da compreensão dos ativos de TI e seu papel na empresa.

Quais são as melhores práticas?

Seguindo algumas práticas recomendadas de gerenciamento de ativos de TI em áreas como descoberta de ativos, segurança, governança, políticas, processos, métricas e relatórios, uma ITAM manterá os riscos de negócios e de segurança baixos. Confira algumas das melhores práticas para alcançar esses objetivos!

Tenha em mente que a ITAM é um processo, não um projeto

Se a gestão de ativos for implementada como um processo contínuo, ela poderá ser rastreada e mantida regularmente como parte da prática comercial. Isso garantirá que sua empresa não abandone os esforços da ITAM após certos eventos — como auditorias, que tendem a gerar um processo de gerenciamento de ativos.

Faça uma gestão proativa

Quando a prática estiver em andamento, sua empresa estará sempre pronta para auditorias ou outras verificações de estoque, evitando que você se envolva no último minuto. Em vez de tentar reagir rapidamente a eventos específicos, esteja sempre pronto para qualquer coisa que surja no seu caminho com um plano adequado.

Automatize o máximo possível

A melhor maneira de fazer isso é usar uma licença ou um sistema de gestão de ativos. Em vez de tentar controlar os ativos manualmente usando a abordagem desatualizada da planilha do Excel, automatize o maior número possível de etapas do processo.

O software torna isso significativamente mais fácil, com recursos como alertas por e-mail, relatórios de conformidade personalizáveis e repositórios de arquivos. Essa abordagem simplificada também economiza custos significativos de TI para a sua empresa.

Em resumo, o grande objetivo da gestão de ativos de TI é garantir que o uso da tecnologia gere valor de negócios e que os riscos sejam reduzidos. É importante lembrar que o verdadeiro sucesso da ITAM está no comprometimento da sua liderança e equipe de TI na manutenção desse processo dentro da empresa.

Gostou do conteúdo e quer ampliar a conversa sobre o tema? Compartilhe este artigo nas redes sociais!