fbpx

Você sabia que os ataques hackers estão acontecendo com cada vez mais frequência? Esses ataques têm evoluído dia após dia e usam estratégias sofisticadas para roubar dinheiro e dados de organizações em todo mundo. Vale ressaltar que as empresas têm a informação como seu bem mais precioso, por esse motivo precisam manter seus dados em segurança.

Um ataque hacker pode trazer consequências irreparáveis para um negócio. Recentemente, de acordo com uma pesquisa realizada pela Grant Thornton com mais de 2.500 gerentes de empresas, em um período de 12 meses, companhias perderam US$ 280 bilhões por conta de ataques cibernéticos.

A má notícia é que o problema tende a aumentar. Em 2015, 15% das empresas pesquisadas tinham sofrido algum tipo de crime digital; já em 2016, esse número foi de 21%, ou seja, os ataques hackers tiveram um aumento de 40%.

O ano de 2017 foi marcado pela grande quantidade de ataques cibernéticos que ocorreram em todo o mundo, sendo que o Brasil foi um dos países com maior incidência de crimes virtuais. Sabendo disso, é fortemente indicado que as empresas invistam em segurança.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

Ataques hackers mais comuns

Os ciberataques vêm crescendo anualmente em todo o mundo, e a segurança tem sido um assunto cada vez mais discutido pelas corporações. Afinal de contas, com o avanço tecnológico, as empresas têm armazenado suas informações em bancos de dados. Essas informações são extremamente valiosas e merecem uma atenção especial.

A seguir, destacamos os ataques hackers mais comuns.

DDOS attack

Esse ataque tem como principal objetivo sobrecarregar as atividades de determinado servidor de um computador, levando à lentidão e tornando os sites indisponíveis para acessos. Isso acontece por meio de uma rede — chamada de zumbi — com computadores que já estão infectados e se conectam ao hacker mestre. Ao escolher o alvo, essa rede de computadores fica responsável por sobrecarregar o sistema, visando torná-lo inacessível.

Port scanning attack

Port scanning é um malware que realiza buscas por falhas no servidor. Caso encontre alguma vulnerabilidade no sistema, o malware informa a “porta” disponível. Esse tipo de ataque hacker poderá explorar todo o território e ter livre acesso aos arquivos que compõem o servidor.

Ransomware

Esse ataque também é conhecido como sequestrador virtual e tem como objetivo bloquear todos os arquivos do servidor. É liberado somente após o pagamento de uma quantia em dinheiro (bitcoins) — valor que é estipulado pelo próprio criminoso.

Com o ransomware, o hacker passa a ter controle de todos os arquivos e informações da vítima, além de ter o poder de controlá-los remotamente, o que pode oferecer dificuldade para o usuário identificar o problema.

Por meio de uma estratégia chamada engenharia social, os criminosos induzem a vítima a acessar links de mensagens e anúncios convincentes, resultando na instalação de um vírus neles camuflado.

Cavalo de Troia

Essa é uma das ameaças mais populares existentes na internet. Esse malware consegue efetuar uma operação somente com a autorização do usuário, a qual é concedida quando a vítima executa algum anexo infectado recebido por e-mail, por exemplo, infectando todo o computador imediatamente.

Ataques de força bruta

Basicamente, esse ataque consiste em furtar senhas por meio de inúmeras tentativas de combinação de usuário e senha. Para evitar esse tipo de problema, os desenvolvedores devem colocar alguma barreira de segurança, como quantidade de vezes que a senha pode ser digitada de forma incorreta.

Ataques pelo browser

Os navegadores (browsers) têm sido uma ferramenta para os hackers e usados para invadir arquivos e documentos dos usuários. Da mesma maneira que o Cavalo de Troia e o ransomware, os ataques pelo browser utilizam engenharia social e diferentes técnicas de phishing a fim de encontrar alguma vulnerabilidade.

Entre os exemplos, podemos destacar URLs suspeitas, links que encaminham o usuário para um outro domínio que possibilita a invasão, sites clonados que pedem informações pessoais dos clientes, pop-ups com anúncios enganosos, entre outros. Cabe ao usuário ficar atento para não cair nessas armadilhas.

Ataques evasivos

Os dispositivos estão cada vez mais resistentes a ataques cibernéticos. No entanto, os hackers também têm se especializado nessa atividade. Os criminosos criam estratégias que podem modificar os softwares mal intencionados de maneira que passem despercebidos pela detecção de firewalls. Essa técnica é usada pelos invasores de maneira que as vulnerabilidades sejam encontradas e que os detectores de malware sejam confundidos.

Ataques furtivos

O ataque furtivo tem como maior objetivo roubar dados e desviar dinheiro. Em sua maioria, os hackers levam meses estudando a rede e toda a infraestrutura da empresa alvo. Esse tipo de ataque pode ser realizado por meio de um dispositivo pessoal para invadir a rede protegida.

Para que tudo ocorra como planejado, os hackers contam com a grande quantidade de dados a serem analisados pelas equipes de TI. Dessa maneira, os criminosos passam despercebidos entre tantos alertas. Quando a ameaça é descoberta, o roubo já aconteceu.

Proteção contra ataque hacker

Em meio a tantas opções, a boa notícia é que algumas medidas podem ser adotadas para dificultar uma invasão e proteger seu computador contra hackers. A melhor proteção é a prevenção, sendo muito importante que os usuários tenham consciência de suas atitudes.

Além disso, outras ações podem ser tomadas, como o uso de firewall, de antivírus e de antispyware. Essas técnicas são responsáveis por criar barreiras de segurança para o tráfego de dados.

Atualmente, existem ainda soluções que usam inteligência artificial para a prevenção de ataques cibernéticos, e essa técnica tem se mostrado promissora para manter os dados em segurança.

Como mencionamos, não adianta o sistema ter as melhores ferramentas de proteção que o mercado oferece se o usuário não tiver bons costumes e cuidado durante sua navegação na rede. Seria similar a comprar um carro seguro e se expor a constantes perigos, realizando manobras imprudentes.

Os ataques hackers têm crescido vertiginosamente, e o Brasil tem sido um dos países que mais sofrem ataques cibernéticos. Eles são tantos que as empresas temem mais um ataque hacker que inflação e austeridade. De fato, esses crimes apresentam um grande risco para as corporações.

Tendo isso em vista, é de suma importância que os gestores invistam em segurança e que conscientizem os usuários de seus sistemas sobre o bom uso dos computadores, evitando, por exemplo, abrir e-mails suspeitos enviados por desconhecidos. Embora os sistemas estejam vulneráveis a ameaças, é possível diminuir a chances de ataques para aproximadamente zero.

Agora que você já conhece os tipos de ataque hacker mais comuns e sabe como se proteger, confira também quais são os 10 principais perfis de hackers!