fbpx

A carreira do profissional de segurança da informação tem sido valorizada nos últimos anos devido ao avanço da transformação digital. As empresas cada vez mais estão mudando seu modo de trabalho tradicional para tecnologias que automatizam tarefas e otimizam a produção. Porém, esse ambiente tecnológico exige proteção, pois está sujeito a diversos riscos.

A área de segurança da informação entra como solução desses problemas por meio de profissionais altamente capacitados. Dentre as funções desempenhadas estão a detecção de malwares, manutenção de softwares atualizados, proteção de informações sigilosas e prevenção contra fraudes. Nesse cenário, diversos desafios podem surgir e é preciso estar preparado.

Pensando nisso, abordaremos, neste post, os principais desafios da área de segurança da informação. Boa leitura!

Combate a vírus

Os vírus são um grande problema que pode afetar diversos setores empresariais. Suas consequências podem ser diversas, como perda de dados, paralisação do sistema, vazamento de informações confidenciais etc. Por isso, para combater esse risco é preciso que o profissional da área de segurança da informação monitore todo o fluxo da rede, bem como tenha ferramentas auxiliares nesse processo.

Qualquer anomalia pode ser detectada a partir de uma estrutura de monitoramento, identificação e neutralização de ameaças. Essas medidas não devem ser apenas reativas, mas também preventivas, a fim de identificar eventuais brechas e falhas que possam colocar em risco a continuidade dos negócios. Existem softwares antivírus robustos que facilitam pôr em prática essas tarefas.

Desenvolvimento de softwares mais eficientes

No ambiente tecnológico, os ciclos de desenvolvimento se tornaram dinâmicos. Novas versões de programas empresariais e administrativos estão sempre sendo desenvolvidas. Junto a isso, os códigos maliciosos elaborados por criminosos também são alterados para explorar possíveis falhas.

Logo, em muitos casos, as organizações desenvolvem softwares personalizados que atendam suas demandas. Para que a solução seja eficiente e segura, o profissional da área de segurança da informação deve fazer parte do desenvolvimento, visando agregar eficiência contra os riscos identificados.

Aperfeiçoamento de políticas de segurança da informação

Devido à Lei de Proteção de Dados, são exigidos maiores cuidados com a proteção da informação, sendo importante manter políticas internas que correspondam às necessidades de garantir os ativos a salvo. Elas devem ser dinâmicas, ou seja, adequar-se às demandas presentes na área de segurança da informação.

Basta um deslize na gestão da proteção dos sistemas para colocar tudo a perder. O profissional deve estar atualizado sobre os impactos que podem devastar a imagem da empresa e suas finanças, tomando medidas proativas, como elaboração de treinamento de atualização dos colaboradores, adoção de mecanismos de controle, entre outras.

Assim, para uma rotina eficiente aos profissionais da área de segurança da informação, é preciso estar sempre atualizado nas melhores práticas do mercado de cybersegurança. Isso abrange cursos que fornecem certificações importantes para o desempenho da atividade. Vale ressaltar que diversas delas podem ser obtidas em plataformas de estudo online.

E então, como anda sua rotina na área de segurança da informação? Agora que você sabe os desafios dos profissionais de TI, siga nossas redes sociais e saiba muito mais. Estamos no Facebook e Twitter.