fbpx

Todos sabemos que a internet não é propriamente o local mais seguro de todos, apesar dos grandes desenvolvimentos da tecnologia. Nos últimos anos, os programas, os aplicativos e os softwares têm tornado a experiência online cada vez mais protegida. No entanto, é necessário sempre adotar uma atitude sensata e responsável de prevenção contra possíveis ataques de hackers.

Assim como a tecnologia tem evoluído, também as capacidades dos hackers se tem desenvolvido. Por isso, não deve nunca facilitar. Lembre que a sua informação pessoal é sensível e muito importante. Assim, não deve nunca deixa-la acessível na internet a terceiros, sem assegurar condições de segurança eficazes e eficientes.

QUAIS OS PERIGOS DO ATAQUE DE UM HACKER?

Apesar do perigo e da frequência com que acontecem ataques de hackers, muitos usuários da internet continuam a desvalorizar o assunto. Estudos apontam que cerca de 85 por cento dos usuários online acredita estar a salvo de ataques cibernéticos. Isso deve-se, sobretudo, à ideia errada de que indivíduos particulares ou empresas pequenas são alvos incomuns ou pouco apetecíveis dos hackers.

Na verdade, essa ideia não podia ser mais errada. Basta pensar que um bandido está sempre à procura de um alvo fácil e que ofereça pouca resistência. E na internet, quem são esses alvos? Exactamente: os particulares e as empresas pequenas que desvalorizam a sua segurança online.

Um ataque de um hacker pode destruir um pequeno negócio ou trazer consequências muito graves a um particular. Especialmente para quem utiliza a internet como principal fonte de rendimento, como as empresas de comércio online, a segurança deve ser uma prioridade máxima. Só no ano transato estima-se que as perdas profissionais com ataques de hackers andou à volta dos 200 mil dólares.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA OS HACKERS

Existem várias medidas de prevenção que devemos adotar no nosso cotidiano enquanto estamos online, de forma a aumentar a nossa segurança na rede. São pequenas mudanças que, muitas vezes até podem parecer senso comum, mas que podem ajudar a aumentar decisivamente a segurança e a proteção dos dados.

Muitas delas até ouvimos falar regularmente, mas quais delas implementamos realmente? Seja por preguiça, seja por desvalorizarmos os ataques dos hackers, a verdade é que é fácil ignorarmos medidas de prevenção como esta. Por isso, o primeiro passo é adotar uma postura responsável e atenta. O melhor é pensar que estamos sempre a proteger online um tesouro muito valoroso que temos em nossa posse.

Assim, altere regularmente as passes das suas contas online, seja dos emails ou das redes sociais, por exemplo. Limite também o acesso dos seus empregados a contas da empresa, de forma a não ter várias senhas e vários acessos em computadores diferentes. Dê formação aos seus empregados sobre ciber-segurança. Mantenha os seus programas e softwares atualizados. Instale firewalls e anti-virus em todos os computadores e dispositivos móveis. E faça backups de toda a sua informação importante de forma regular.

INSTALE E UTILIZE UMA VPN

Os anti-virus e as firewalls são as ferramentas digitais mais utilizadas contra os ataques de hackers, mas não são suficientes nem 100 por cento eficientes. O melhor é utilizar sempre uma VPN. Estas são as iniciais de Virtual Private Network, que traduzido livremente para Português dá algo como Rede Virtual Privada e, como o próprio nome indica, é uma rede alternativa altamente segura e criptografada que pode estabelecer na sua ligação à internet.

Com uma VPN pode partilhar informação sensível de forma totalmente segura, pode navegar em sites com privacidade total e até pode contornar acesos restritos e bloqueios de determinadas páginas. Além disso, são muito fáceis de utilizar, de instalar e muito intuitivas, até para quem não está muito habituado a estas coisas da internet.

No entanto, existem muitas VPN disponíveis no mercado. A questão é sempre qual escolher? Para uma segurança eficaz deverá sempre escolher uma VPN segura como a ExpressVPN. Esta é a melhor opção do mercado no que diz respeito a estas redes virtuais privadas. Fácil de utilizar, simples de instalar e totalmente segura. Além disso, permite proteger a sua informação e o seu negócio, garantindo a sua privacidade e protegendo-o do ataque de hackers. Com a ExpressVPN os seus receios online terminarão.

Autor: Rene Mulyandar